Notícias / Finanças e Consórcio / Confira dicas de como as MPE podem usar o Pix com os seus clientes

Confira dicas de como as MPE podem usar o Pix com os seus clientes

Uma das principais vantagens do meio de pagamento é que o dinheiro entra na conta em poucos segundos, permitindo um controle mais preciso das finanças

Compartilhe:   

Pagamentos em tempo real e a disponibilidade 24 horas por dia, em todos os dias da semana, são algumas das principais vantagens que o Pix oferece. Desde que o meio de pagamentos instantâneos foi lançado, há quase sete meses, o Sebrae propaga os benefícios dessa alternativa para os pequenos negócios. Para as micro e pequenas empresas, essa nova modalidade de pagamento, criada pelo Banco Central (BC), ajuda em vários aspectos, como no controle do fluxo de caixa.

 

“No final do dia, o dono do estabelecimento tem condições de ver quanto tem na conta bancária. Como os recursos são transferidos em poucos segundos, o empreendedor consegue ter mais controle do cenário financeiro da empresa diariamente”, explica Cristina Araújo, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae. De acordo com ela, os benefícios do Pix contribuem diretamente para a tomada de melhores decisões para o negócio. “É importante que as empresas criem, inclusive, promoções e campanhas com o intuito de estimular os clientes a pagarem com o Pix”, acrescenta.

 

Para Cristina Araújo, torna-se indispensável que as MPE pesquisem as melhores tarifas e condições do serviço junto as Instituições Financeiras participantes.  "O próximo passo, para começarem a receber com o Pix, é escolher o prestador de serviço de pagamento e, logo após, fazer a integração com sistemas de automação, caso possua; e, depois, é só começar a receber com o Pix”.

 

Facilidade

 

Na prática, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Ele facilita a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e o recolhimento de impostos e taxas de serviços. Veja aqui como gerar QR Codes para receber pagamentos e quando há tarifa pelo serviço.

 

Para usar o sistema de pagamento, é essencial que o pagador e o recebedor possuam uma conta em banco, fintech ou instituição de pagamento. Também é necessário ter um aparelho celular em mãos ou computador para acessar o aplicativo ou internet banking do seu banco. As transações via Pix podem ser feitas por meio da chave Pix, QR Code ou Chave Aleatória.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

Confira cinco benefícios do Pix para as MPE:

 

1- Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações.

2- Custo baixo: fazer um Pix para pessoas físicas sempre é gratuito.

3- Disponibilidade: o Pix pode ser feito 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados.

4- Multiplicidade de casos de uso: o Pix atende a todo e qualquer pagamento ou transferência feita hoje no Brasil, incluindo transferências entre pessoas, entre empresas, quitação de faturas e pagamentos ao governo.

5- Conveniência: o Pix pode ser usado com cadastramento de chave de número de aparelho celular, CPF ou leitura de um QR Code.

 

Saiba mais sobre o PiX neste vídeo do Canal do Sebrae no Youtube.

 

Mês do crédito

 

O Sebrae vai realizar, neste mês de junho, um conjunto de ações voltadas a orientar os empreendedores sobre questões relacionadas ao crédito e à gestão financeira de seus negócios. Uma das iniciativas é o lançamento do portal Radar Financeiro. A página traz uma série de conteúdos interativos sobre crédito e finanças, onde os usuários podem saber mais sobre as diversas opções de crédito existentes no mercado, entender se a empresa precisa – realmente – de um empréstimo, conhecer alguns mitos e verdades que envolvem o tema, além de acessar vídeos, textos e cursos online gratuitos sobre o assunto. Confira também, no Instagram do Sebrae, uma série de eventos online que serão realizados ao longo de todo o mês com especialistas convidados.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?