Notícias / Eventos / Como escolher o seu negócio: as vantagens da franquia

Como escolher o seu negócio: as vantagens da franquia

Compartilhe:   

Saber em que investir o dinheiro é uma das mais difíceis decisões a tomar quando o empreendedor considera abrir o seu próprio negócio. Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), 80% dos negócios independentes quebram em entre 3 e 5 anos após a inauguração, ao contrário das franquias, que vêm crescendo a passos largos. Somente no ano passado o setor atingiu um faturamento total de R$ 115 bilhões. Isto é, entre apostar em um comércio independente ou em uma franquia, a segunda opção oferece muito mais vantagens, dentre elas rapidez de expansão, consolidação da marca e poder de negociação. Durante a 4ª ABF Franchising Expo Nordeste, que acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, os empreendedores terão contato com mais de 120 marcas franqueadoras, além de fornecedores do setor e shopping centers.

Dentre tantas opções, é normal que o interessado fique em dúvida sobre qual segmento investir. Para não errar na hora da escolha, é imprescindível saber em qual perfil se encaixa melhor. “Ele deve pesquisar bastante no guia de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre valores, taxas mensais, tempo de experiência do franqueado, histórico, dentre outras coisas. Caso ele queira orientação, pode contratar uma consultoria. Depois que escolher as marcas que mais interessa, deve pedir a circular de oferta de cada uma. O documento em questão contém os telefones e endereços de todos os franqueados daquela marca. O empreendedor deve procurar saber a opinião deles sobre o negócio. Se houver muitos problemas, será necessário buscar outra marca”, afirma Hamilton Marcondes, Presidente da HM Consultoria, uma das marcas também participantes da ABF Expo Nordeste 2014. Para o consultor, outro aspecto que pesa bastante na hora da escolha é o capital que a pessoa tem para investir. “O franqueado tem que ter o dinheiro completo pra montar a loja, investir em marketing, ter capital de giro... Ele não deve pensar em algo acima do que ele tem”, complementa.

Para Hamilton Marcondes, escolher uma franquia é mais vantajoso por se tratar de algo que já vem “pronto”. “O franqueador passa uma gestão completa para o franqueado. Ele transfere know how, experiência, projeto da loja e marketing, além de realizar treinamentos e supervisão periódica que devem seguir um padrão já reconhecido. O franqueador fecha com os fornecedores a preços mais competitivos que um negociante independente. Quando o faturamento diminui, ele se preocupa em saber o que aconteceu e busca dar um suporte para reverter esse quadro. O papel do franqueador é ensinar tudo e estar disponível 24 horas com inovações, conhecimento e tecnologia”, diz.

Serviço:

4ª ABF Franchising Expo Nordeste
Data: 4 a 7 de novembro de 2014
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Recife – PE
Horário: das 16h às 22h
Site: www.abfexponordeste.com.br

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?