Início / Notícias / Especial / Lives, elas vieram para ficar

Lives, elas vieram para ficar

Lives, elas vieram para ficar
Sua Franquia Publicado em 19 de Dezembro de 2021 às, 08h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Segundo uma pesquisa feita pela Business Insider, o Instagram bateu um recorde em uso de lives em março de 2020: o aumento foi de 70%, nos EUA — e por aqui isso tem sido acompanhado bem de perto. Se esse tipo de conteúdo já era muito usado em países como a China e Japão, agora no restante do mundo tudo cheira ainda a novidade.

E por que tanta gente tem aderido às lives e conteúdos em streaming? Porque o ser humano não “foi feito” para ficar longe de outras pessoas, da interação normal do dia a dia. Por isso, alguns dos efeitos do confinamento foi exatamente o de procurar alternativas para que o contato humano continuasse, e as lives se encaixaram como ninguém.

Com o boom da procura e demanda do público em assistir seus eventos favoritos, realizamos mais de 70 trabalhos nesse sentido, das mais tradicionais como palestras, musicais, religiosas até mesmo para as mais inusitadas como relacionada a política e feirão de automóveis.

Impulsionados por transmissões ao vivo

Para quem ainda não havia pensado em apostar em conteúdos digitais, principalmente os vídeos, a corrida para a adequação a nova realidade aconteceu e ainda acontece. Muitas empresas também viram nessa tendência uma oportunidade de se aproximarem do público.

Hoje, a quem faça até mesmo vendas em lives. Os produtos são apresentados, os valores mostrados e dúvidas tiradas na hora, quase como se estivessem todos no mesmo ambiente. A transformação digital vem voando nas asas da tecnologia dentro e fora de empresas.

No Youtube, por exemplo, o crescimento de conteúdo ao vivo foi cerca de 4.900% na quarentena, de acordo com a própria empresa. O que impulsiona todo esse aumento, tanto para Youtube como Instagram, é, sem dúvidas, a espontaneidade — um estudo feito pela consultoria Forrester e da IBM mostra, por exemplo, que a audiência das lives chega a ser de 10 a 20 vezes maior do que a dos vídeos tradicionais gravados.

E tanto artistas como marcas precisam mais do que nunca se conectar com o público, mostrando valores que estão em alta: humanização, aproximação, empatia, confiança, agilidade. Esse combo é o que tem criado uma conexão real entre marcas e clientes, sendo feito de forma ao vivo, ou melhor, em lives.

Fenômeno mundial

Sim, as lives parece que vieram para ficar. Além de serem um fenômeno mundial, é fundamental notar o quanto as marcas tem se esforçado para performar nas mídias sociais, falando a língua do seu público-alvo e “mostrando os bastidores” de como tudo acontece.

O mundo passa por um momento em que há uma real necessidade de entretenimento, função social e, principalmente, um desejo de não ficar parado.

 

 

 

Bruno Rodrigues – CEO e Co-Founder da Artes Filmes. Trabalhou como estagiário na TV Diário, afiliada da TV Globo.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?