O povo brasileiro é conhecido pela criatividade e, principalmente, pela garra que está inserida em seu DNA. Esses dois adjetivos ajudaram o Brasil a receber a chancela de país mais empreendedor do mundo. Segundo o relatório executivo ‘Empreendedorismo no Brasil - 2019’, realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedorismo total no país foi de 38,7 e 38,0, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.
Os dados mostram a força do empreendedorismo para a população brasileira - os números representam a estimativa de 53,5 milhões de brasileiros com idade de 18 e 64 anos comandando os próprios empreendimentos pelas razões mais distintas possíveis: para ganhar a vida porque os empregos são escassos com 88,4; para fazer diferença no mundo com 51,4; para construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta com 36,9 e para continuar uma tradição familiar com 26,6.
Ainda assim, o ato de empreender não é uma tarefa fácil e, mesmo os mais experientes, por incontáveis vezes optam ingressar em redes de franquias para iniciar seu negócio. A insegurança na hora de empreender tem o franchising como solução. O modelo de franquia oferece alguns benefícios, como reconhecimento e aceitação da marca perante o público, custos reduzidos com fornecedores, departamentos específicos que atuam em prol da implantação e expansão e, principalmente, o know-how dos franqueadores sobre o mercado que se deseja explorar.
"Gosto de dizer que franquias são receitas de bolo que deram certo e devem ser ajustadas para que possam ser replicadas. A ‘mão do confeiteiro’ muda, mas a receita base, a essência, deve ser seguida para que o sucesso seja alcançado", expõe o presidente da ATNZO, Lucas Atanazio e, completa "obviamente, respeitando as regionalidades e flexibilidades inerentes a um país com extensões continentais como o nosso".
Não há tempo certo para começar a empreender, porém, para muitos, o mês de dezembro é um mês de decisão já que ele acompanha uma infinidade de possibilidades para o ano que está prestes a chegar. Pensando em como auxiliar os futuros empreendedores no momento de retomada que estamos vivendo, a ATNZO Company apelidou Dezembro de o Mês do Empreendedor", oferecendo dentro do último mês do ano, subsídios de até 50% em seu leque de marcas e segmentos diversos como alimentação, saúde, beleza e bem-estar, educação, aplicativos, entre outros.
"Não vivemos mais a esperança de uma retomada, ela já é realidade e, sabemos que, a insegurança acabou atrasando sonhos. O mês do empreendedor seguido da apresentação do novo slogan do grupo reforça que estamos aqui, juntos, com o objetivo de vencer. Para a maioria dos brasileiros, não é apenas a retomada, é a hora da virada", elucida Atanazio.
O slogan citado pelo presidente do Grupo de franquias é o "de gente pra gente" e, segundo ele, tem o objetivo de entender a humanidade que é movida pelos negócios, além de entender o protagonismo de cada pessoa e valorizar os diferentes perfis de empreendedores e investidores.
"Não existe um povo mais empreendedor que o brasileiro. Não foram os americanos que inventaram o food truck, foi a senhora que vendia salgados na porta da escola para aumentar a renda, foi o ambulante que formou os filhos vendendo pipoca, juju, martelinho. Lembra disso? Ah, o brasileiro é fantástico! Temaki com cream cheese, esfirra de Nutella, Pizza de strogonoff. Nós damos um jeito. Nós fazemos acontecer. Nosso povo é único e é por isso que estamos aqui, pra dizer que negócios são feitos por pessoas", completa o líder.
Não só no mercado de franquias, mas em todos os outros, espera-se que seja um grande ano e, mais do que isso, que todos possam celebrá-lo juntos. Que não faltem motivos para apertarmos as mãos, sentirmos o calor humano em um abraço e ver o sorriso - não por baixo de uma máscara - mas nos lábios de cada um, como deve ser. Todos estão ansiosos para ver o brilho no olhar das pessoas que estão, devagar, voltando a sonhar.
Para ter acesso ao vídeo, clique aqui.
CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ