A Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou novos dados a respeito do desempenho do mercado em 2018. A entidade trouxe informações sobre o total de unidades do segmento. O franchising brasileiro cresceu 5,2% no ano passado, com um saldo de 7.750 novas operações. Agora, o país conta com 153.704 unidades de franquias ativas em território nacional.
A boa notícia é que os números dobraram em relação aos últimos dois anos. Os fatores que mais contribuíram para essa expansão foram a implementação de novos modelos de negócios e a inauguração de franquias fora das capitais. Maior disponibilidade de pontos comerciais e um custo mais competitivo também ajudaram no aquecimento do setor.
O estudo aponta que a taxa de mortalidade de operações caiu. Em 2017, o índice do de 5%. Em 2018, o número baixou para 3,9%. Em quantidades de redes, o ano passado encerrou com crescimento de 1,1%, num total de 2.877 redes atuantes no país. Grandes empresas passaram a adotar o modelo de franquia como meio de expandir seus negócios. O nascimento de novas marcas foi outro contribuinte para a melhora nos indicadores.
Desempenho 2018
Segundo os dados divulgados pela entidade, o franchising brasileiro apresentou incremento na receita dos 11 segmentos estabelecidos pela ABF. O setor de alimentação, mais uma vez, ganhou destaque no mercado. No último ano, o mercado registrou uma variação de 7% no faturamento de 5,9% no número de unidades.
“O segmento de alimentação continua sendo muito forte quando comparado com os demais. As redes, que estão acompanhando as novas tendências e oportunidades, têm investido no novo comportamento do consumidor que, hoje, busca se alimentar de forma mais saudável, investindo em alimentos veganos, orgânicos, sem glúten e agentes químicos, demonstrando um diferencial para o consumidor”, explica o CEO da Megamatte, Julio Monteiro. “Com a retomada da economia, ainda existe uma adaptação dos clientes a voltarem a consumir. Redes que possuem alta qualidade dos produtos é o que irá despertar o interesse e a fidelidade do consumidor, o que proporcionará o aumento no faturamento".
O segmento de Moda também fechou 2018 no azul. O setor alcançou um faturamento de 4,9% e um incremento de 7,6 no número de unidades. Outra categoria que também vem apresentando ótimos resultados nos últimos anos é Limpeza e Conservação, com crescimento de 2,4% no faturamento e 5,2% em unidades.
“Como os dados da ABF mostram o segmento de serviços foi destaque para o crescimento do setor de franquias. Acredito que este mercado teve que se adaptar para atender a nova realidade dos brasileiros”, comemora Nicola Lopez, diretor da Laundromat. “Com o método de autosserviço de lavagem e secagem de roupas, que elimina a necessidade de funcionários a prática de higienizar vestuário fora de casa, que já foi visto como serviço de luxo, se torna acessível ao orçamento doméstico".
Abaixo, segue a tabela com os números de todos os segmentos: