O trabalho home based é uma tendência crescente no Brasil, e vem seguindo o modelo já utilizado nos Estados Unidos, onde uma média de 40% dos trabalhadores utilizam a opção remota para produzir e poupar gastos das empresas, como o transporte. E, no setor de franchising, esta também é uma das principais vantagens apontadas por empreendedores.
Segundo o recrutador e especialista em RH, Cezar Antonio Tegon, presidente da Elancers Corporate e CEO do Vagas Online, o modelo de trabalho home based ou home office traz além de economia de tempo e recursos no deslocamento, uma rotina mais saudável, visto que as pessoas acabam consumindo alimentos de maior valor nutricional. “Outra vantagem é a sensação de ser dono de seus próprios horários tira as pessoas do estresse e da pressão que um ambiente empresarial cria”, opina Tegon.
Vantagens
Para Adriano Oliveira, consultor de negócios e diretor do Grupo É Seguro Corretora, rede de franquias especializada em seguros, entre as vantagens de atuar em modelos de franquias home based, está a flexibilidade da carga horária de trabalho diário. “O empreendedor pode adaptar sua agenda às suas necessidades pessoais de horários e preferencias diárias, sendo que muitos profissionais, tem uma produção maior fora do horário comercial”, comenta.
O consultor observa também que, tendo um trabalho home office, os custos operacionais são praticamente zero com estrutura adicional como, por exemplo, aluguel, água, luz e internet extra. “Sem contar a dispensa do investimento inicial com a montagem da estrutura física da loja e custos com manutenção. E, mais, atualmente existe no mercado um seguro que tem a cobertura para o trabalho home office”, observa.
Acompanhar o desenvolvimento dos filhos e estar mais presente no dia a dia da família está, segundo Adriano, entre os principais atrativos para o público feminino para desenvolver seu empreendedorismo no modelo home office, pois permite a mãe acompanhar com maior proximidade o crescimento e educação dos filhos. “É muito importante salientar que o filho tem que entender que seu educador está em casa, mas está trabalhando, e respeitar seu espaço de trabalho e horário de atividade”, diz Oliveira.
Desvantagens
Porém nem tudo são flores no empreendedorismo home office. Tegon lembra que é uma atividade que muitas vezes gera um certo isolamento do contato social. “Para algumas pessoas o isolamento é nocivo, pois sentem-se ‘fora do mundo’, como se estivessem perdendo alguma coisa que está acontecendo fora daquelas paredes e isto não pode ser ignorado. Nestes casos recomendo atividades que minimizem esta sensação, como aulas em grupo na academia ou condomínio, participação em ONGs ou trabalhos voluntários, caminhadas ao ar livre e almoço com amigos e colegas do trabalho”, sugere Tegon.
Outro aspecto, embora raro, é que existem pessoas que começam a ver a casa toda como o ambiente de trabalho e assim não conseguem relaxar mesmo nos finais de semana. Em contrapartida, há empreendedores que reclamam daquela sensação de “nunca sair de casa”. Para isso, a dica é aproveitar o contato com clientes e se disponibilizar apresentar produtos e serviços presencialmente.
Por fim, Tegon lembra um aspecto simples, mas comum que pode atrapalhar a rotina de trabalho em unidades franqueadas com operação home office. “Pode parecer que não, mas os pets perto do home office pode ocasionar situações, como por exemplo, pássaros que cantam enquanto fazemos uma reunião por skype, cães ou gatos que ficam arranhando a porta ou insistindo para estarem juntos em um momento que não é adequado. Ressalto que todas estas desvantagens, ao meu ver, são superáveis e quando comparamos às vantagens, com um pouco de determinação e criatividade, rapidamente são eliminadas”, conclui.