Início / Notícias / Especial / Redes de franquias suspendem cobrança de royalties para atrair novos franqueados

Redes de franquias suspendem cobrança de royalties para atrair novos franqueados

Conheça marcas como a Infobeleza e SIAH, que oferecem 3 meses de isenção da taxa de royalties

Redes de franquias suspendem cobrança de royalties para atrair novos franqueados
Sua Franquia Publicado em 19 de Janeiro de 2018 às, 10h00. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Após os investimentos iniciais, a maioria das redes de franquias adotam a cobrança de uma porcentagem ou valor fixo de royalties, sendo esta a principal fonte de remuneração das marcas franqueadoras. Para atrair novos franqueados, algumas redes de franquias optam por suspender a cobrança de royalties.

De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties correspondem à “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Entretanto, vale observar que a lei não determina quais tipos de royalties podem ser cobrados, não apresentação como dever ser seu critério de apuração nem tampouco base de cálculo.

A lei aponta apenas todas as cobranças entre franqueadores e franqueados devem constar na circular de oferta de franquia (COF), sejam taxas periódicas ou fixas. Ou seja, se uma franqueadora quiser atrair novos franqueados oferecendo desconto temporário de royalties esse benefício deve constar na COF.

 

Franquias

A rede de clínicas populares Acesso Saúde, desde o último trimestre de 2017, oferece isenção de até seis meses do percentual de Royalties mensal, para novos franqueados que optam pelo pagamento da taxa de franquia à vista. Dependendo da negociação feita com o novo franqueado, pode haver apenas a cobrança  de uma taxa mínima.

Já a rede de franquias SIAH (Sociedade Interamericana de Hipnose) trabalha com royalties percentuais ao faturamento e o royalties mínimo que custa R$ 1.499. A oferta da marca para atrair novos franqueados é isentá-los do royalties mínimo durante 3 meses, pois a franqueadora acredita que nesse período o faturamento da clínica ainda pode ser pequeno. 

A Infobeleza, franquia de escolas de profissionais da beleza, também oferece aos novos franqueados 3 meses de carência da taxa de royalties. Atualmente, o custo da taxa de royalties cobrada pela rede é equivalente a 7% do faturamento de cada unidade. A ideia faz parte do plano de reestruturação da franchising, que deste o segundo semestre de 2017 passou por uma mudança na direção. Como parte da estratégia de crescimento para este ano, a Infobeleza também oferecerá isenção do custo de marketing.

Por fim, a rede Mister Fix Reparos e Manutenções, especializada em serviços de manutenções, marido de aluguel e pequenos reparos, apresenta aos novatos na rede uma isenção por 2 meses na cobrança de royalties, o que corresponde a cerca meio salário mínimo nacional. Dessa forma, a meta da marca é ter mais de 70 unidades em operação em todo o Brasil até o final de 2018.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?