Início / Notícias / Especial / Oportunidade: o fluxo de visitantes em shoppings cresceu 0,6% em 2017

Oportunidade: o fluxo de visitantes em shoppings cresceu 0,6% em 2017

Cidade de São Paulo tem cerca de 600 shoppings e recebe em breve novos empreendimentos como o Shopping Parque da Cidade, que será inaugurado em outubro e receberá unidades de franquias como O Boticário, Cacau Show, Spoleto e Ótica Carol

Oportunidade: o fluxo de visitantes em shoppings cresceu 0,6% em 2017
Sua Franquia Publicado em 21 de Janeiro de 2018 às, 10h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O fato do fluxo de visitantes em shopping centers pelo Brasil ter aumentado 3,4% em dezembro foi essencial para o desempenho anual do setor. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), entre janeiro e dezembro, a alta foi de 0,62% sobre um ano antes.

O indicador, realizado em parceria com a empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo FX Retail Analytics, revela que o balanço de 2017 reverteu o resultado negativo verificado ao longo de 2016.

De acordo com o levantamento, na medição regional, Sudeste e Nordeste tiveram os melhores desempenhos, com altas de 5,84% e 5,10%, respectivamente na comparação interanual. Já na comparação com o mês de novembro de 2017, houve alta de 8,89% em todo o País.

 

Franquias em Shoppings

O crescimento do número de shopping centers no Brasil – que nos últimos 10 anos saltou de 400 para 600 empreendimentos – impactou também no crescimento do setor de franquias, já que a relação entre eles é proporcional, uma vez que os shoppings em geral contam com um alto percentual de lojas franqueadas.

Para o Shopping Parque da Cidade, operado pelo grupo Enashopp, e que tem a previsão de ser aberto em outubro de 2018, isto também é uma verdade: 40% dos contratos já efetivados até agora são com operações de franquia. As que já acertaram a sua vinda para o shopping são Havanna, O Boticário, Cacau Show, Mei Mei, Spoleto, Nakombi, Rizzo Gourmet, Ótica Carol, Espaço Laser, Estudio da Sobrancelha, Arranjo Express, Samsung, Claro, Kopenhagen, entre outras.

O diretor comercial da Enashopp Francisco de Paula C. Pereira acredita que com a retomada da economia este ano, o número de lojas franquiadas tende a crescer ainda mais. “Estamos otimistas e acreditando que o conceito que trazemos com este novo shopping – o de ser o primeiro Life Center do Brasil - também atrairá vários interessados para cá”, diz. O Parque da Cidade surge no bairro do Morumbi, entre a Marginal Pinheiros e a Avenida Chucri Zaidan. Nesse local privilegiado e de fácil acesso, próximo às estações de trem da CPTM e também das futuras instalações das linhas lilás e ouro do metrô, estarão suas dez edificações, sendo seis torres corporativas, duas residenciais, o primeiro Hotel Four Seasons do Brasil e uma unidade do centro de diagnóstico Albert Einstein. “É uma oportunidade incrível para apostar no shopping”, finaliza.

De acordo com Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da rede de franquia do ramo de beleza SUAV, também observa que os shoppings estão flexibilizando muito as condições comerciais, devido à situação econômica dos brasileiros. Em 2018, a rede de franquias projeta conquistar mais cinco unidades em shoppings, que devem apresentar um faturamento médio 30% superior, na comparação com as lojas de rua.

“Conseguimos estar em local com grande fluxo de pessoas, fortalecendo a marca. Nosso modelo de atendimento express está alinhado ao público que quer ser atendido na hora, como é o caso dos shoppings, onde as pessoas estão lá por vários outros motivos”, explica o empresário que ressalta ainda que as unidades de shopping fortalecem a credibilidade da marca em exposição, o que é fundamental para acelerar o crescimento da rede.

 

Crescimento

O Mais Shopping, empreendimento localizado na Zona Sul de São Paulo, comemora os bons resultados conquistados em 2017. Localizado no maior polo comercial da cidade e com fácil acesso ao Metrô, terminal de ônibus e à CPTM, o espaço celebra a chegada de novas lojas, inclusive redes de franquias. Para o primeiro trimestre de 2018, a expectativa para o mesmo período em 2018 é repetir o sucesso, dessa vez com um aumento acima dos 10% nas vendas.

Para garantir bons resultados, o Shopping mantém um diagnóstico mensal em suas lojas, com o objetivo de avaliar detalhes que fazem a diferença para o consumidor, como atendimento, vitrine, organização de produtos, estoque, entre outros fatores, com feedback ao lojista. Ao público, o Shopping ofereceu, em diversas oportunidades ao longo do ano, cupons de descontos exclusivos e ações em datas especiais.

"Tivemos um ano de muito empenho para oferecer ao público um Shopping de opções variadas e atrativas. Os bons resultados conquistados mostram que nossas estratégias vêm dando certo. A intenção é continuar com as iniciativas, que são benéficas para os clientes e também para os lojistas", comenta Bruno Ramos, Superintendente do Mais Shopping.

No último ano, diversas lojas inauguraram no Mais Shopping. Nomes de franquias como Smart Fit (academia), Mr. Cheney (alimentação) e Poderoso Timão passaram a marcar presença no espaço. Para o primeiro trimestre estão previstas inaugurações das redes Kings Sneakers e Chiquinho Sorvetes.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?