Seleção de pessoas: 5 passos para entrevistar funcionários para trabalhar em redes de franquias. Conhecer algumas técnicas de entrevista pode facilitar a escolha de funcionários que tenham o perfil da sua franquia
Selecionar o profissional ideal para trabalhar em uma unidade franqueada é, muitas vezes, um dos maiores desafios dos empreendedores. Ter dúvidas na hora de separar currículos e fazer entrevistas é bem comum.
Pensando nisso Maikon Richarson, especialista em Gestão de Pequenos Negócios do Sebrae, desenvolveu um passo a passo para facilitar a vida de empreendedores na hora de selecionar e contratar novos funcionários. Veja a seguir!
Passo 1: Escolha bem os candidatos
No início do processo de seleção, pense em termos de três grupos. O primeiro grupo conterá as solicitações de emprego daqueles que foram recomendados por empregados da empresa, as chamadas “indicações”.
O segundo deve conter os currículos daqueles que chamaram mais sua atenção, de acordo com as experiências e realizações relatadas pelo candidato. São aqueles que mais parecem ser próximos das habilidades técnicas e de desempenho que você busca.
Já o terceiro grupo devem considerar os candidatos que não têm as habilidades necessárias para a vaga de agora, mas que as habilidades para uma vaga futura. Guarde-os.
Passo 2: Prepare-se para a entrevista
Mantenha em mente três diretrizes básicas para conduzir suas entrevistas: evite aceitar respostas “sim” ou “não”, peça exemplo específicos de desempenhos do passado e mantenha suas perguntas bem direcionadas. Lembre-se também de manter o foco e peça informações específicas.
Passo 3: Prepare quatro tipos de pergunta
Na entrevista, há quatro tipos de perguntas que você deve fazer:
1. Perguntas geradoras de empatia que ajudam a deixar o candidato à vontade.
2. À medida que a entrevista continua, o segundo tipo, perguntas abertas, convida o candidato a fornecer informações sobre seus pontos fortes.
3. O terceiro, perguntas de sondagem, é usada quando você quer informações mais detalhadas e específicas do que as que o candidato está fornecendo.
4. O quarto tipo não são perguntas porque não termina num ponto de interrogação e sim uma estratégia comprovada para ajudá-lo a juntar a informação de que você precisa de cada candidato entrevistado.
Passo 4: Teste e suas perguntas
Uma vez que você tenha desenvolvido as perguntas, teste-as. Faça a si mesmo cada pergunta e pense em como você responderia numa situação de entrevista.
Passo 5: Prepare o ambiente de entrevista
Prepare-se para arrumar seu espaço de entrevista, esse é seu passo final.
Qualquer coisa que você puder fazer para deixar o candidato à vontade vai ajudá-lo a conseguir as informações que precisa. Você também é parte do ambiente da entrevista e deve estar certo de que está preparado.
Antes da entrevista, imagine-se fazendo uma ótima entrevista para não ficar nervoso na hora de entrevistar.
Fonte: Sebrae