Início / Notícias / Especial / Seleção de pessoas: 5 passos para entrevistar funcionários para trabalhar em redes de franquias

Seleção de pessoas: 5 passos para entrevistar funcionários para trabalhar em redes de franquias

Conhecer algumas técnicas de entrevista pode facilitar a escolha de funcionários que tenham o perfil da sua franquia

Seleção de pessoas: 5 passos para entrevistar funcionários para trabalhar em redes de franquias
Sua Franquia Publicado em 13 de Dezembro de 2017 às, 10h00. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Seleção de pessoas: 5 passos para entrevistar funcionários para trabalhar em redes de franquias. Conhecer algumas técnicas de entrevista pode facilitar a escolha de funcionários que tenham o perfil da sua franquia


Selecionar o profissional ideal para trabalhar em uma unidade franqueada é, muitas vezes, um dos maiores desafios dos empreendedores. Ter dúvidas na hora de separar currículos e fazer entrevistas é bem comum.

Pensando nisso Maikon Richarson, especialista em Gestão de Pequenos Negócios do Sebrae, desenvolveu um passo a passo para facilitar a vida de empreendedores na hora de selecionar e contratar novos funcionários. Veja a seguir!

 

Passo 1: Escolha bem os candidatos

No início do processo de seleção, pense em termos de três grupos. O primeiro grupo conterá as solicitações de emprego daqueles que foram recomendados por empregados da empresa, as chamadas “indicações”.

O segundo deve conter os currículos daqueles que chamaram mais sua atenção, de acordo com as experiências e realizações relatadas pelo candidato. São aqueles que mais parecem ser próximos das habilidades técnicas e de desempenho que você busca.

Já o terceiro grupo devem considerar os candidatos que não têm as habilidades necessárias para a vaga de agora, mas que as habilidades para uma vaga futura.  Guarde-os.

 

Passo 2: Prepare-se para a entrevista

Mantenha em mente três diretrizes básicas para conduzir suas entrevistas: evite aceitar respostas “sim” ou “não”, peça exemplo específicos de desempenhos do passado e mantenha suas perguntas bem direcionadas. Lembre-se também de manter o foco e peça informações específicas.

 

Passo 3: Prepare quatro tipos de pergunta

Na entrevista, há quatro tipos de perguntas que você deve fazer:

1. Perguntas geradoras de empatia que ajudam a deixar o candidato à vontade.

2. À medida que a entrevista continua, o segundo tipo, perguntas abertas, convida o candidato a fornecer informações sobre seus pontos fortes.

3. O terceiro, perguntas de sondagem, é usada quando você quer informações mais detalhadas e específicas do que as que o candidato está fornecendo.

4. O quarto tipo não são perguntas porque não termina num ponto de interrogação e sim uma estratégia comprovada para ajudá-lo a juntar a informação de que você precisa de cada candidato entrevistado. 

 

Passo 4: Teste e suas perguntas

Uma vez que você tenha desenvolvido as perguntas, teste-as. Faça a si mesmo cada pergunta e pense em como você responderia numa situação de entrevista.

 

Passo 5: Prepare o ambiente de entrevista

Prepare-se para arrumar seu espaço de entrevista, esse é seu passo final.

Qualquer coisa que você puder fazer para deixar o candidato à vontade vai ajudá-lo a conseguir as informações que precisa. Você também é parte do ambiente da entrevista e deve estar certo de que está preparado.

Antes da entrevista, imagine-se fazendo uma ótima entrevista para não ficar nervoso na hora de entrevistar.

Fonte: Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?