Sebrae reconhece exemplos do empreendedorismo feminino no país: Prêmio Sebrae Mulher de Negócios entregue no dia 13/11 em Brasília visa destacar histórias de sucesso de empresárias brasileiras
Cerca de 3,5 mil empreendedoras brasileiras se inscreveram para participar da 13ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que foi entregue ontem em Brasília/DF. Visando estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino, a premiação reconhece, desde 2004, histórias de sucesso de empresárias brasileiras, e é dividida nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural e Pequenos Negócios.
O foco do Prêmio é dar mais visibilidade e novas oportunidades para as participantes, sensibilizando outras mulheres a compartilhar experiências. As finalistas são selecionadas em duas etapas consecutivas: estadual e nacional.
Com isso, a banca de juízes da etapa nacional faz a análise e avaliação das candidatas vencedoras da Etapa Estadual, das melhores práticas de gestão e empreendedorismo. No ciclo de 2017, as regiões Norte e Sudeste registraram o maior volume de inscritas. Já na contabilidade por setor, as empresas de pequeno porte de Comércio e Serviços contabilizaram mais inscrições. Empreendedoras com idade entre 35 e 54 anos representaram quase 60% do total de inscritas na premiação.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada no Brasil pelo Sebrae, 31% das empresas no Brasil são geridas por mulheres. Atualmente, elas têm uma taxa de empreendedorismo superior a dos homens: 15,4% contra 12,6%.
“Muitas mulheres abrem mão da profissão porque, em determinado momento, a carreira atinge um ponto em que é preciso fazer uma escolha entre a vida doméstica e o trabalho. É nos pequenos negócios que as duas coisas se conciliam, e a mulher pode cumprir as duas funções”, frisa o presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal; e a BPW Brasil – Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Fonte: Sebrae