Oportunidade para setor de franquias: 70% dos aposentados querem empreender. Comércio é preferência de 60% dos aposentados, relata pesquisa do Sebrae
O empreendedorismo pode ser a solução para a complementação de renda e o sustento da família após a aposentadoria. De acordo com nova pesquisa realizada pelo Sebrae, 70% das pessoas que pensam em abrir um negócio após completarem o tempo necessário para pendurarem as chuteiras veem nessa ocupação a saída para manter ou melhorar o poder aquisitivo.
“Ter uma empresa depois de se aposentar é uma das maneiras que o brasileiro tem encontrado para ajudar a pagar as contas e ter mais conforto”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ele destaca ainda que montar um empreendimento para se manter ocupado é a opção de 21% dos entrevistados, como mostra a pesquisa, mas que para atingir esse objetivo é necessário se capacitar para estar preparado e conseguir enfrentar os desafios que o empreendedorismo apresenta.
A maioria dos entrevistados que pretendem abrir um negócio/empresa (90%) quer atuar no setores de Comércio (60%) e de Serviços (30%) depois de se aposentarem, segundo o levantamento do Sebrae. Já com relação à atividade, o ramo da alimentação foi citado por mais de 1⁄4 dos entrevistados. Aproximadamente 7% dos ouvidos na pesquisa querem ter uma loja (venda de roupas, calçados, etc) e 4,3% desejam trabalhar com consultoria.
Afif ressalta outro dado da pesquisa: 64% das pessoas que pretendem abrir uma empresa após a aposentadoria têm interesse em se capacitar. Pensando nesse empreendedor em potencial, o Sebrae está lançando uma página em seu portal com informações sobre empreendedorismo e sugestões para quem deseja se qualificar antes de ingressar no mundo dos negócios.
Fonte: Sebrae