Início / Notícias / Especial / Omnichannel: estratégia para que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e off-line

Omnichannel: estratégia para que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e off-line

Redes de franquias como a Leve Pizza já aderiram ao conceito. Sebrae dá dicas para as marcas que querem atuar focados na experiência do consumidor

Omnichannel: estratégia para que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e off-line
Sua Franquia Publicado em 21 de Novembro de 2017 às, 11h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Omnichannel: estratégia para que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e off-line. Redes de franquias como a Leve Pizza já aderiram ao conceito. Sebrae dá dicas para as marcas que querem atuar focados na experiência do consumidor


Segundo o Sebrae, Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. É uma forma de integrar lojas físicas, virtuais e compradores e, assim, explorar todas as possibilidades de interação.

Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca. De forma prática, isso propicia ao consumidor utilizar todos os canais disponibilizados pela organização e a quebra das barreiras entre o mundo físico e o digital.

Por meio da integração de canais, o consumidor satisfaz suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

No setor de franquias, a Rede Leve Pizza é uma das marcas que buscam oferecer experiências completas ao consumidor. A marca recorreu às plataformas digitais como novos canais de comunicação com seu público e, além do Facebook, Whattsapp e Instagram, a marca adotou outros meios para atuar em omnichannel.

Em outubro, a franqueadora passou a oferecer um site específico apenas para pedidos e um APP para Androids, com a mesma função. Dessa forma, o cliente tem à disposição o cardápio online que conta com mais de 70 opções de pizzas, e assim, ele pode comprar e agendar a retirada da pizza ou optar pelo delivery.

 

Foco no cliente

O omnichannel coloca o consumidor como o “centro do universo”, criando uma percepção positiva de sua experiência com a empresa, principalmente pela facilidade de acesso proporcionada tanto pela presença digital da marca (redes sociais, mobile etc.) quanto por suas instalações físicas (lojas, estandes, quiosques etc.).

O omnichannel ainda permite à empresa conhecer o comportamento e as preferências dos clientes. Por exemplo, se alguém quiser comprar um relógio, pode pesquisar na internet as melhores ofertas e pedir dicas aos amigos nas redes sociais. Em vez de ir diretamente a uma loja física, o cliente avalia as possibilidades de compra no ambiente digital e pode fazer a aquisição por meio de uma loja virtual, com a vantagem de receber o produto em casa. Caso não goste do relógio, ele pode ir até a loja, experimentar outros modelos e trocar o produto.

Isso pode ser aplicado ao seu negócio por meio do relacionamento com seus clientes em múltiplos canais, permitindo que você possa atendê-los com eficiência em todo o ciclo de venda e pós-venda.

Para isso, a loja deve estruturar uma interação direta e padronizada, independentemente do meio de contato que o consumidor utilizar – pode ser uma loja online, uma loja física ou uma central telefônica de vendas. A ideia é que o atendente reconheça o cliente e realize todo o processo de venda por meio de informações já coletadas na primeira interação.

Além disso, é possível aplicar um dos pilares do omnichannel, que é tratar o cliente da mesma forma em todos os pontos de contato. Com isso, amplia-se seu engajamento com a marca: o cliente deixa de ser cliente para ser fã da empresa.

 

Estratégia de Marketing

Omnichannel é a verdadeira convergência da experiência do consumidor. Ela se estende para todo o universo da marca. O que importa é que o consumidor perceba que essa experiência faz parte de um todo – e isso representa uma nova forma de pensar em marketing.

Para estabelecer uma experiência contínua do cliente com a marca, é preciso fazer com que os canais da empresa “conversem”. A loja virtual deve saber qual foi a experiência do cliente na página da loja no Facebook; a central telefônica de vendas precisa saber quais foram as últimas compras realizadas por meio do app no smartphone; o e-mail marketing deve identificar quais produtos despertaram o interesse do cliente na loja física; e todos os canais precisam saber o nome e o histórico do cliente. Ele é único.

Mas o desafio não é novo. Afinal, adaptar-se ao que os clientes querem é algo que as empresas que buscam fidelizá-los e engajá-los fazem sempre. O importante é entender como fazer isso.

A dica é ficar atento aos dispositivos pessoais usados pelos clientes. É por meio deles que as marcas poderão acompanhar, conhecer e realizar os desejos contínuos dos consumidores.

Fonte: Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?