Fique de olho: Semana Global de Empreendedorismo traz eventos nacionais e regionais do Sebrae. A SGE 2017 ocorrerá de 13 a 19 de novembro e promete dar continuidade às mudanças geradas pelo empreendedorismo, seja por meio de negócios próprios ou franquias
Com a participação de mais de 160 países, a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2017 será realizada de 13 a 19 de novembro. A abertura brasileira oficial da programação ocorrerá na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), no dia 16.
Desta vez o mote da SGE será “A revolução já começou” e também o “Empreendedorismo como motor de mudança”. A iniciativa está completando 10 anos e é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro.
Somando 98,5% do total de negócios no país, hoje as micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos. E vale observar que muitas das pequenas empresas no país estão inseridas no mercado de franquias.
Os cinco tópicos principais da Semana são desburocratização, inovação, ambientes digitais, capital empreendedor e cultura empreendedora. Os temas serão explorados por meio de atividades como palestras, congressos, clínicas tecnológicas, entre outras.
Abertura
Além de diversas atividades regionais, o Sebrae irá promover eventos nacionais durante a Semana Global de Empreendedorismo, sendo a abertura no dia 16, das 9h30 às 13h, com a presença de autoridades, empreendedores e representantes do Sebrae.
O foco da ação é falar sobre o poder transformador do empreendedorismo e de quem pretende empreender, e da importância da relação entre poder público e organizações privadas para esse movimento. Serão promovidos três painéis para discussão: O Poder de Transformação do Empreendedor; O que o empreendedorismo pode fazer pelo poder público: o caso da educação; e O que o poder público pode fazer pelo empreendedor: burocracia.
Programação
Como parte da programação da Semana também está prevista a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cuja cerimônia será na segunda-feira (13), em Brasília. Já nos dias 13 e 14, está programado o Congresso On-line Sebraetec, que trabalhará uma metodologia com ênfase nos erros dos empresários, para que sirvam de exemplo a outros empreendedores sobre aquilo que não se deve fazer. Ainda na terça-feira (14), também em Brasília, as Cínicas Tecnológicas terão convidados para tratar de temas específicos e responder dúvidas técnicas, a exemplo do BIM (Building Information Modeling), utilizada na construção civil.
Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.
A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo (RGE), formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.
Fonte: Sebrae