Aproveite: passo a passo para vender mais no Natal. Veja algumas dicas do Sebrae de como melhorar ainda mais as vendas em datas comemorativas
Todos reconhecem a importância de datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal e outras para o comércio. Justamente por isso o Sebrae preparou uma cartilha com dicas específicas para vender melhor em datas comemorativas.
Como ainda é preciso vender nos outros períodos do ano, a cartilha também apresenta informações gerais sobre organização da fachada, vitrine, visual da loja, exposição de produtos, atendimento aos clientes, relacionamento e planejamento de ações promocionais podem contribuir para você vender melhor sempre.
Veja a seguir um passo a passo para vender mais neste Natal.
Dica 1 - Ilumine a fachada da loja
Utilize a fachada inteira da loja. Dê destaque com mini lâmpadas para que todos entrem no clima de Natal. Outra possibilidade é utilizar os pisca-piscas com controladores, que fazem diferentes desenhos, conforme a configuração escolhida.
O brilho das iluminações se destaca onde quer que esteja e chama a atenção. Mesmo que não seja com lâmpadas especiais, ilumine sua fachada. Estão disponíveis no mercado diversas opções de iluminação de Natal.
Dica 2 – Abuse da criatividade
No Natal, o que vale é destacar a sua loja e comemorar as boas vendas nessa data tão importante. Utilize a vitrine para contar a história do Natal, acrescentando objetos inusitados à vitrine como bonecos de Papai Noel e seus ajudantes, feitos de material alternativo, réplicas de renas feitas de placas de papelão etc. Isso atrai curiosos, que chegam a tirar fotos de suas vitrines. Eles, claro, acabam entrando na loja.
Dica 3 - Movimento e organização
No Natal, o movimento de pessoas pela loja é grande e os produtos são constantemente manuseados e alterados de lugar. Organize sua equipe de forma que sempre tenha alguém responsável por manter a loja em ordem e os produtos nos lugares certos, para não perder vendas.
Dica 4 – Faça eventos especiais
Conforme sua área de atuação no varejo, organize eventos especiais como, por exemplo, coral natalino, dia das receitas natalinas, workshop de decoração natalina, concurso de Papai Noel mais criativo, Cãominhada natalina, campanha doe um brinquedo para crianças carentes,
Dica 4 – Inove para vender mais
A campanha do Natal é normalmente uma das mais longas no varejo. Planeje suas ações, mude e inove elementos da vitrine e da decoração ao longo do período e crie um clima de encantamento e fraternidade nos atendimentos.
Dica 5 - Utilize vale-presentes
Muitas lojas têm utilizado este recurso para aumentar as vendas no final de ano e também evitar os incômodos das trocas de presente, algo típico após o Natal.
O vale-presente deve ter o mesmo formato de um cartão de crédito. Com ele você oferece cartões com vários valores para o cliente escolher. O cliente paga o valor impresso no cartão e depois pode utilizá-lo na loja física ou mesmo, na loja virtual. O objetivo é o cliente presentear alguém de seu relacionamento, um parente ou amigo.
A grande vantagem do vale-presente é que sua loja terá a oportunidade de atender e conquistar novos clientes. Para incrementar a ação, vale inclusive fazer um delivery. Assim, além de ganhar um cliente novo, você também já ganha parte do banco de dados do presenteado, ou seja, o seu endereço e dados de contato.
Fonte: Sebrae