Início / Notícias / Especial / Minas Gerais: segundo ABF, é o 3º estado brasileiro em número de franquias

Minas Gerais: segundo ABF, é o 3º estado brasileiro em número de franquias

Interiorização das franquias é a tendência nacional que faz região mais de 7 mil unidades franqueadas

Minas Gerais: segundo ABF, é o 3º estado brasileiro em número de franquias
Sua Franquia Publicado em 23 de Setembro de 2017 às, 10h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O segmento de franquias está de olho no potencial mineiro. Hoje em dia existem 7.214 unidades de 571 marcas diferentes distribuídas pelas cidades do interior do estado de Minas Gerais. Este número coloca o estado em terceiro lugar em número franquias instaladas do país. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O interesse de tantas marcas em levar unidades para cidades pequenas segue uma tendência nacional: a interiorização das franquias. Semelhantes as franquias tradicionais, as chamadas microfranquias se destacam pelo baixo investimento de até R$ 80 mil, preço que atrai quem sempre sonhou em ter o próprio negócio, mas nunca teve oportunidade.

Um exemplo de rede de franquias que marca presença por lá é o Portal da Cidade. Os desafios para iniciar um negócio não impediram os mineiros Ricardo Basso Noronha e Renato Veronese de empreender. Sem experiência na administração de uma empresa, eles optaram pela segurança do modelo de franquia. Desde 2011, eles possuem duas unidades da marca, em Andradas e Poços de Caldas.

“Andradas e Poços não tinham um portal que disponibilizasse esse tipo de conteúdo. Então encontramos a franquia pela internet, sentimos confiança no trabalho e vimos que era uma boa opção. Optamos pelo modelo de franquia por ter um modelo de negócio já formatado, por não ter que nos preocuparmos com as questões burocráticas, a manutenção e suporte", explica Ricardo.

A rede possui ainda mais uma unidade no estado, em Mariana. No entanto, o CEO Guilherme Turcato planeja levar a rede de portais ainda mais longe: para cidades entre 60 e 250 mil habitantes. “Nos interessamos por Minas, pela grande quantidade de municípios com o perfil do nosso negócio. Além disso, mesmo com toda a instabilidade econômica vivida pelo nosso país, os bons números do franchising refletem a força do mercado mineiro”, completa.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?