Início / Notícias / Especial / Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado

Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado

Cuordicrema, Divino Caldo Brasil, Padaria Pet e Dali Delicatessen já se beneficiam desse veículo; barbearias, salões e pizzarias também são potenciais de mercado

Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado
Sua Franquia Publicado em 30 de Setembro de 2017 às, 12h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado: Cuordicrema, Divino Caldo Brasil, Padaria Pet e Dali Delicatessen já se beneficiam desse veículo; barbearias, salões e pizzarias também são potenciais de mercado


Sem aluguel, oferecendo serviços criativos e a possibilidade de ir até os clientes, o mercado de food truck tinha boas chances de dar certo quando virou febre em 2014. O modelo de negócios ganhou o gosto popular, e houve grande procura por pequenos caminhões e Kombis para adaptar às franquias. Porém, como aconteceu com as paleterias, perdeu o diferencial, se encheu de negócios com a mesma identidade e tornou-se menos atrativo.

Isso permitiu que os triciclos ganhassem espaço. Desde 2009 sendo fabricados no Brasil exclusivamente pela Motocar, são atualmente a opção mais econômica – em média, são 50% mais baratos que os trucks tradicionais – e customizável para as identidades das marcas, como é o caso do Breadtuk da Shimura Pães e Doces.

Além da Shimura Pães & Doces, outras marcas brasileiras já estão se beneficiando da novidade: a Cuordicrema e a Bacio Di Latte, duas sorveterias paulistanas, usam triciclos em shoppings; a marca capixaba Mr. Esfiha começou a usar os triciclos para divulgação de seus produtos e teve tanto sucesso que em breve irá expandir para São Paulo; e a Padaria Pet, que criou o Dogmóvel para usar em festas e eventos.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Cuordicrema

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Padaria Pet

Para Carlos Araújo, diretor comercial da Motocar, seu tamanho compacto faz com que possam ser usados como uma alternativa de quiosques em shoppings e aeroportos, além de facilitar a circulação na cidade. “Por ser um híbrido de moto e carro, os triciclos conseguem alcançar lugares menos acessíveis com mais facilidade que outros veículos”, diz o executivo.

Dessa forma, há muitos modelos de negócios que podem adaptar o triciclo, de acordo com sua necessidade. Dali Delicatessen, por exemplo, transformou o modelo de baú de carga em quiosque móvel que oferece queijadinhas para o público.

Para todos os tipos de negócios, a Motocar dispõe dois modelos de triciclos de carga: o MCA250, com baú aberto, e o MCF250, com baú fechado. De acordo com Araújo, a segunda geração dos triciclos traz novidades como baú isotérmico, abrangendo ainda mais áreas de franquias. “Um de nossos clientes viu o grande potencial dos triciclos e está planejando expandir sua franquia de açaí para os Estados Unidos, um mercado com grande potencial”, conta o executivo.

SOBRE A MOTOCAR

Fundada em 2009 e com sede na Zona Franca de Manaus, a Motocar é a primeira indústria no Brasil especializada em veículos de três rodas.  Produzidos nacionalmente, os triciclos Motocar são os únicos do país homologados pelo Denatran e Ibama. Entre os modelos estão os destinados ao transporte de pequenas cargas, MCA-200 e MCF-200, e o de passageiros MTX-150. Por seu preço acessível, são utilizados principalmente por micro e pequenos empreendedores.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?