Confira 10 motivos para investir na fidelização de clientes no Dia dos Pais: Datas comemorativas são oportunidades para aumentar a clientela e potencializar programas de fidelidade
Às vésperas do Dia dos Pais - data comemorativa que em 2016 apresentou o pior desempenho de vendas desde 2005 segundo a Serasa Experian, os comerciantes buscam alternativas para atrair mais clientes e impulsionar as vendas. Além disso, quando bem otimizadas, as vendas na data podem contribuir para potencializar o relacionamento com clientes.
Entre as diversas estratégias adotadas a fim de melhorar as vendas, vale destacar as estratégias de fidelização. Por meio de ações de marketing e treinamentos adequados das equipes de vendas, as marcas podem chamar a atenção e se aproximar de seus consumidores habituais.
Veja a seguir 10 motivos relacionados pelo Sebrae para fidelizar clientes no Dia dos Pais:
1 - As campanhas de fidelização precisam ter o timing correto e iniciá-las em datas comemorativas de grande apelo ou impacto - como o Dia dos Pais, aumenta as chances de efetividade do projeto.
2- Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante (e real) com a sua satisfação, as chances de se tornar fiel são maiores. Assim um cliente insatisfeito, além de não consumir mais, poderá fazer publicidade negativa em diversos veículos de comunicação, redes sociais e órgãos de defesa do consumidor.
3 - As ações de fidelização não são o fim, mas sim os meios de conseguir mais conversões e aumento nos tíquetes médios. Portanto, o negócio precisa estar bem estruturado para atender com qualidade, agilidade, confiabilidade e da forma mais individual possível.
4 – Para formatar a ação de marketing para a data comemorativa, alguns questionamentos são essenciais para conseguir melhor aderência e precisão, entre eles, qual é o perfil dos clientes que se quer fidelizar, quais produtos costumam consumir em seu negócio e qual o ticket médio.
5 – A maioria dos membros dos programas de fidelidade afirma que desconto é o benefício mais valorizado pelos clientes. Então, vale apostar em oferecer alguma vantagem de compra.
6 – Evite ofertas genéricas de produtos pois são pouco atrativas, já que não têm qualquer ligação com hábitos e preferências dos clientes. Foco no hábitos do consumidores é sempre diferencial.
7 – Invista em bom atendimento é essencial, já que, segundo a McKinsey, o mau atendimento é o motivo para não adquirir uma marca por 70% dos consumidores.
8 - Com os dados coletados por meio do programa de fidelidade, pode-se ter uma comunicação mais facilitada e eficiente e diminuir gastos com publicidade, resultando em ofertas de mais e melhores serviços/produtos.
9 - A relação com o cliente é fortalecida mediante o resgate de prêmios e uma experiência agradável de compra. Isso possibilita o conhecimento e o consumo de mais produtos e serviços. Ou seja, ganha a empresa e ganha o cliente.
10 – Programas de fidelidade não garantem a lealdade dos clientes se não acrescentarem algo para melhorar a experiência do cliente. Dessa forma, oferecer recompensas podem, sim, ser o motor propulsor para quem compra pela primeira vez, mas reforçar as vantagens durante as primeiras experiências de um cliente com uma marca pode tornar o relacionamento duradouro.