Início / Notícias / Especial / Black Friday 2017: Google estima crescimento nas vendas online de até 20% para a data

Black Friday 2017: Google estima crescimento nas vendas online de até 20% para a data

91% dos consumidores começam a pesquisar produtos cerca de 16,5 dias antes e smartphones devem continuar entre os itens mais buscados

Black Friday 2017: Google estima crescimento nas vendas online de até 20% para a data
Sua Franquia Publicado em 23 de Agosto de 2017 às, 09h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Black Friday 2017: Google estima crescimento nas vendas online de até 20% para a data. 91% dos consumidores começam a pesquisar produtos cerca de 16,5 dias antes e smartphones devem continuar entre os itens mais buscados


Com faturamento de R$1,9 bilhão em 2016, em 2016, o curto período da Black Friday foi mais poderoso para alavancar as vendas do que duas semanas que antecederam o Dia das Mães, tradicionalmente a segunda melhor data do varejo brasileiro.

A data tem crescido mesmo diante do cenário de incerteza econômica e políticas no país. E os resultados do e-commerce comprovam essa tendência positiva. Para as vendas online nesta Black Friday o Google estima um crescimento de cerca de 20% - sendo o faturamento do setor já apresentou aumento de 16% no Dia das Mães e 10% no Dia dos Pais em 2017.

Entre os fatores que levam o Google a essa expectativa está que o comportamento dos consumidores. As buscas sobre o evento no Gooogle tiveram alta de 46% na comparação com o mesmo período no ano passado (janeiro a julho).

O estudo elaborado pela empresa mostra inclusive que 71% das pessoas que são “e-shoppers”, ou seja, tem o hábito de compras online, realizam compras durante a Black Friday. E a participação deste público tem aumentado de forma contínua com uma multiplicidade de duas ocorrências por pessoa – o que mostra que a data tem ganhado cada vez mais a confiança dos consumidores.

Já os aspectos mais considerados na hora da decisão de compra são preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%). Com isso, para fechar a compra, 91% dos consumidores tem investido o tempo médio de pesquisa de 16,5 dias. Entretanto, categorias como games e lazer, eletrônicos e artigos esportivos apresentaram um tempo maior de pesquisa, chegando até 19,5 dias.

Por outro lado, vale observar, que em 2016, 21% das compras ocorreram fora do Black Friday, de segunda a quinta-feira antes da data ou sábado a segunda-feira após a data.

Os dados apresentados pelo Google mostram também um certo conservadorismo e controle financeiro dos consumidores, visto que na pesquisa realizada, 79% das pessoas afirmaram que os gastos realizados na data ficaram dentro do previsto e apenas 42% relaciona essa situação ao fato de ter encontrado boas ofertas.

Dentro desse cenário, 68% das pessoas apontam que pretendem comprar algo na Black Friday de 2017, enquanto no ano passado, este índice era de 61%. Apenas 2% afirma que com certeza não irá comprar nada na data.

Lideram o ranking de intenção de compra em 2017 os celulares e smartphones bem como roupas femininas (ambas opções com 39% das respostas), seguidos por passagens aéreas e hotéis (36%). E, falando em celulares, é importante que os players interessados na data tenham sites responsivos pois o dispositivo é usado por 65% para procurar as boas ofertas.

Dessa forma, cada vez mais a data se consolida no Brasil como uma boa oportunidade de fechar boas vendas, já que 52% das pessoas afirmam ter encontrado boas ofertas no ano passado.  Vale observar que pagamentos parcelados em cartões de crédito marcaram presença em 48% das compras do ano passado na data, embora o desconto à vista tenha chamado a atenção de 34% das pessoas na ocasião.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?