Redes de franquias também podem fracassar! Conheça redes que passaram por dificuldades no decorrer da operação, mas que deram a volta por cima e hoje fazem sucesso
Os players do mercado de franquias estão sujeitos à fracassos como qualquer empresa, caso não planejem seu crescimento e sua estrutura operacional adequadamente. Porém, como diz o ditado, há males que vem para o bem. Algumas marcas que cometem equívocos em sua trajetória, entretanto, voltam ainda mais fortes para o mercado e traçam uma história de sucesso.
A Now Nutrição Esportiva, por exemplo, foi fundada em 2004, conquistou 11 unidades franqueadas, mas ao crescer sem planejamento, em alguns anos, teve que fechar quase todas as lojas, ficando apenas com duas abertas. “O maior problema da empresa era a falta de uma estrutura administrativa financeira consolidada. Não tínhamos sistemas que nos dessem suporte para controlar o que entrava e saia de movimentação financeira, além de não termos também um treinamento montado aos funcionários. Então, perdíamos em atendimento e em gestão. Desde que abrimos a empresa, nosso crescimento não aconteceu de forma organizada e planejada”, conta Diego Diniz, sócio-fundador e atual diretor comercial da marca.
Após esse insucesso, com dívidas maiores que o lucro da empresa, a marca decidiu trabalhar na reestruturação administrativa financeira. Os primeiros passos foram investir em sistemas para controle administrativo e financeiro (controle de estoque, de caixa, fluxo etc.), criar um programa de treinamento com equipe de vendas e negociar com os fornecedores uma maior variedade de produtos e benefícios para a rede e, consequentemente, para o consumidor final. “Foi um processo que durou cerca de três anos e, após essa reestruturação, nos sentimos aptos a crescer e a expandir de forma mais consolidada. Procuramos então uma consultoria que nos desse apoio e ajudasse no processo de formatação da rede de franquias, para evitar cometer os mesmos erros passados. Com isso, deixamos de ser amadores e passamos à profissionalização da rede, olhando para a empresa de forma mais organizada, com cálculos, planilhas, projeções para a marca e para a empresa”, comenta Diego.
Atualmente a Now Nutrição Esportiva já possui 14 lojas – 10 próprias e 4 unidades franqueadas. O atual sucesso é fruto de a marca ter aprendido a importância da estruturação sólida da empresa, tanto na parte financeira de cada loja, como no planejamento estratégico para expansão e na necessidade de fortalecer a marca e o nome da empresa no mercado de nutrição e suplementação esportiva.
Por outro lado, Henrique Mol, diretor executivo das marcas Bidon Corretora de Seguros e Encontre sua Viagem, conta que o maior problema identificado pelas marcas no fechamento de unidades é de franqueados que não se planejaram na abertura de suas franquias, buscando entender se é realmente o mercado que tem identificação e se realmente possuem tempo para dedicação ao negócio. “Isto ocorre na maioria das vezes por falta de conhecimento, acreditando que franquias é um formato de negócio que ‘anda’ sozinho, o que não é verdade”, avalia o empresário.
Em decorrência do fechamento de unidades, Mol pontua que isso é não é bom para as franqueadoras, pois gera questionamentos de novos investidores e clientes. Segundo ele, entre os motivos que mais levam uma unidade a fechar as portas estão ações como falta de identificação com o negócio, falta de dedicação e capital de giro insuficiente para manter o negócio. “Dentro da nossa rede temos uma equipe que denominamos ‘Relacionamento’, responsável pelo acompanhamento dos nossos franqueados, desde a entrada e evolução no negócio. Este acompanhamento visa identificar dificuldades e orientar o franqueado ao sucesso”, conclui.