Planejamento estratégico define sucesso de redes de franquias: Conhecer concorrentes, fornecedores e clientes é diferencial para expandir de forma gradual
Planejar de maneira estratégia a expansão de uma rede de franquias desde o primeiro ano de operação é determinante para que a marque prospere de maneira progressiva, com menos imprevistos. Segundo o Sebrae, com um planejamento estratégico adequado, as redes de franquias acabam tendo o que se chama de “crescimento em espiral”, que ocorre quando se prioriza a abertura de unidades no mercado onde a franquia já atua, para somente buscar novos mercados quando a marca estiver suficientemente fortalecida.
Dessa forma, os altos custos envolvidos e o apoio que deverá ser dado aos franqueados indicam que um bom caminho para o crescimento da rede é aquele que acontece de forma gradual, com um número reduzido de franquias no primeiro ano da expansão, além de abertura das primeiras unidades em locais próximos à unidade própria do franqueador. Sem dúvidas, torna-se mais fácil estimar os resultados em um mercado que já se conhece, mais barato fazer ações de marketing local e aumentar a visibilidade da marca quando mais de um ponto é aberto numa mesma região.
O Sebrae orientea que, estando as primeiras unidades próximas umas das outras, o trabalho de supervisão é simplificado e a identificação e solução de problemas tende a ser mais rápida. A proximidade é também uma grande aliada na manutenção dos padrões da franquia pela facilidade de acompanhamento das operações dos franqueados. Crescendo dessa forma, o franqueador terá condições financeiras para planejar a conquista de novos mercados e tempo para definir as estratégias que melhores resultados trarão ao seu negócio.
No planejamento estratégico das redes de franquias, devem constar a avaliação também de aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes. Para serem competitivas, as empresas devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.
Com isso, a rede de franquia passa a ter clareza de qual o produto ou serviço adequado para seu consumidor final, com base em dados como fatores decisivos de compra, tamanho de mercado e em que região das cidades se concentram – importante para a escolha dos locais interessantes para focar a expansão.