Início / Notícias / Especial / Gestão Sustentável: redes de franquias preservam meio ambiente e atuam com responsabilidade social

Gestão Sustentável: redes de franquias preservam meio ambiente e atuam com responsabilidade social

Reciclagem e economia de recursos naturais estão entre as principais ações sustentáveis do setor de alimentação fora do lar, beleza e lavanderias

Gestão Sustentável: redes de franquias preservam meio ambiente e atuam com responsabilidade social
Sua Franquia Publicado em 22 de Julho de 2017 às, 09h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Gestão Sustentável: redes de franquias preservam meio ambiente e atuam com responsabilidade social. Reciclagem e economia de recursos naturais estão entre as principais ações sustentáveis do setor de alimentação fora do lar, beleza e lavanderias


Executar a gestão de uma empresa de forma sustentável significa fazer uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos ambientais no ciclo de produção em fábricas e indústrias. O objetivo é garantir que as futuras gerações continuem tendo acesso ao meio ambiente, além de difundir a importância dessa preservação e respeito, independente da área de atuação das empresas.

Conheça a seguir as ações de algumas redes de franquias que visam ser cada dia mais sustentáveis e também atuar com responsabilidade social.

 

Reciclagem

A rede de franquias Beryllos, única rede de cuticularia do país, hoje em dia temmais de 100 funcionários e adota um conceito de reciclagem completamente sustentável. A empresa trata das unhas dos clientes com materiais descartáveis, que não retiram as cutículas e sim as desbasta. Todos os materiais são armazenados em cada unidade e periodicamente são direcionados para a unidade principal da rede em Taubaté, que o encaminha para locais adequados de reciclável. Além da ação ter foco em sustentabilidade, há uma questão social envolvida: todo o valor arrecadado é doado para comunidade da cidade.

"Além de nos preocuparmos com a saúde dos nossos clientes, achamos muito importante a compreensão dos impactos socioambientais do nosso negócio. Por isso criamos medidas para minimizar qualquer efeito ao meio ambiente. Buscamos o equilíbrio entre o financeiro e os cuidados socioambientais, prezando o desenvolvimento social", aponta Luzia Costa, fundadora da Beryllos.

Em contrapartida, dentro do possível, algumas redes optam por dispensar o uso de materiais. A rede Griletto, por exemplo, eliminou as lâminas de papel das bandejas das unidades de restaurante. Além de R$600 mil de economia anual, a empresa minimizou o impacto ambiental, visto 12 milhões de lâminas que eram usadas por ano correspondiam a cerca de 57 toneladas de papel. "A medida passou por um período de testes no ano passado e foi muito bem aceita pelos franqueados e pelos clientes", conta Christiano Evers, diretor de Marketing da Halipar, holding que administra o Griletto. "A bandeja inteligente permite melhor distribuição da refeição, com espaços adequados para o prato e para a bebida, além de facilitar o transporte do balcão para as mesas da praça de alimentação", completou o diretor de Marketing.

 

Economia de água

Já, no setor de limpeza e conservação, a preocupação com recursos hídricos é bem importante.Pensando no compromisso do uso consciente desse recurso, o grupo Acerte Franchising, responsável pelas redes Quality Lavanderia e Prima Clean Lavanderia Express, desenvolveu uma solução, em parceria com a SER (Soluções Para Energias Renováveis), empresa apoiada pela Endeavor, capaz de reduzir em até 80% o consumo de água.

A busca do Grupo por formas mais sustentáveis de prestar seus serviços começou em 2015, durante o auge da crise hídrica. A empresa foi em busca de fornecedores que oferecessem solução prática para o tratamento e reutilização de água nas unidades de lavanderia. Cada unidade da rede utilizava, em média, 2 mil litros de água diariamente e, com a instalação da nova solução da SER, a quantidade foi logo reduzida em cerca de 1.400 litros. Com os novos equipamentos, os franqueados passaram a economizar até 50% na conta de água e a ter mais autonomia em caso de falta de água da rede fornecedora local.

 

Ações pontuais

A rede carioca Megamatte, fundada em 1994 e com 130 unidades, também tem foco em sustentabilidade e realiza diversas ações com esse foco. Em sua participação na feira da ABF, a marca trabalhou com copos 100% biodegradáveis. Os copos eram feitos com fécula de mandioca, ou seja, 100% biodegradável com logística reversa, ou seja, um ciclo completo de produção, descarte, decomposição e transformação em adubo.

Além disso, anualmente, a Megamatte organiza a Megação, um dia onde parte das vendas dos mates da rede é revertida para um projeto social a ser escolhido pela empresa. “Desenvolvemos algumas ações ao longo de nossa trajetória para podermos retribuir ao meio ambiente e a sociedade. Há seis anos, por exemplo, criamos a Megação, que consiste em reverter parte dos lucros de um dia de vendas de algumas bebidas em nossas operações para uma instituição que seja ligada a uma iniciativa socioambiental. Atualmente, não existe mais a possibilidade de uma empresa não se preocupar com a questão sustentável, não visando o lado publicitário, mas sim por essa consciência de retorno de algo a alguém", aponta Julio Monteiro, CEO da rede.

 

Educação Ambiental

Por fim, pensando no futuro do meio ambiente, a rede de escola de idiomas Minds tem um projeto com jovens e crianças para conscientizá-los da importância do assunto desde cedo.  É a Chácara Minds, localizada em Maringá/PR, onde a empresa ensina inglês ao ar livre e os jovens ajudam a manter a horta e cuidam de todo o lixo produzido no local. Dessa forma, os alunos propagam a ideia de reciclagem em suas residências, além de poderem levar para casa os alimentos que recolhem na chácara. A sociedade do entorno da chácara também é beneficiada pela ação.

"Temos a preocupação de despertar nas crianças e jovens o olhar para o outro e para o meio ambiente. A prática da empatia nos leva ao desenvolvimento. E uma das formas de conseguirmos enraizar isso nos alunos é ensinando inglês ao ar livre e dando dicas de como cuidar da terra. A chácara da empresa é mantida pelos alunos e todo o alimento oriundo dela é entregue para a população. Por meio dessa ação unimos a preocupação social e com o meio ambiente", conclui Leiza Oliveira, CEO da marca.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Beryllos

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?