Apps já representam até 30% das vendas em franquias: Para aumentar faturamento e atrair novos clientes, redes exploram novos canais de vendas
Diversificar os canais de vendas de uma empresa, por meio das novas tecnologias disponíveis no mercado, é sempre uma boa estratégia para incrementar o faturamento. Com isso, para atrair novos clientes, recorrer aos aplicativos de celulares (apps) tem sido uma mão na roda e empreendedores apontam que tem dado um bom resultado.
No ramo de alimentação fora do lar, o hábito de usar apps é cada vez mais comum entre os consumidores, cresce em números assustadores pelo país. Esse crescimento acelerado está associado às tecnologias, que traz comodidade para quem compra, e também por uma maior diversidade de restaurantes que oferecem o serviço. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de alimentos movimenta bilhões na economia brasileira.
O app PedidoJá, por exemplo, já possui com mais de 6 mil restaurantes cadastrados em todo o País. Entre eles, muitos são marcas de franquias com muitas unidades tanto em lojas de rua como praças de alimentação. Entre as redes com maior presença no app estão McDonalds, Bob's, Big X Picanha, Pizza Hut, Lig Lig, Subway, Spoleto, Giraffa's, Black Dog, Vivenda do Camarão, Selletti, Empada Brasil e Makis Place.
Em paralelo, o Ifood, aplicativo líder no Brasil e controlado pela empresa brasileira de tecnologia Movile, recebe em média 1,1 milhão de encomendas por mês. A base de restaurantes cadastrados também tem aumentado.
Henrique Mol, diretor executivo da rede de franquia Fórmula Pizzaria, conta que 30% dos pedidos das unidades são realizados através dos apps Ifood e PedidosJá. Fato este que gerou 20% a mais nas vendas dos produtos oferecidos pela rede, na qual possibilita que o cliente consiga fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e apps.
O empresário salienta ainda que a parceria com aplicativos como Ifood e Pedidos Já é bem interessante para o modelo de negócio e destaca pontos chaves como possuir uma base de clientes consolidada. Com isso, quando ocorre a inauguração de novas unidades, é possível fazer a operação, iniciando em ritmo acelerado em faturamento tornando mais fácil o ponto de equilíbrio.
Além dos apps para realizar pedidos de comida, há soluções com outras propostas de relacionamento com clientes. O Ekko, por exemplo, é um novo programa cooperativo de economia, que permite ao varejista criar o próprio programa de fidelidade. O objetivo é fomentar o comércio, integrando comerciantes e consumidores, por meio de uma plataforma que possibilita a união do varejo físico com as ferramentas do mundo digital.
Em fevereiro deste ano, o projeto piloto desse app teve início no bairro de Moema, em São Paulo/SP, onde mais de 50 estabelecimentos comerciais participaram da iniciativa. E recentemente passou a operar também em Belo Horizonte, onde cerca de 30 estabelecimentos já estão cadastrados, enquanto mais de 5 mil pessoas já baixaram o aplicativo. Para usar o Ekko, o consumidor precisa fazer o download do app e se cadastrar gratuitamente e assim já irá ganhar 200 Ekkos, uma unidade de economia equivalente à R$ 200,00 que pode ser utilizada nos estabelecimentos parceiros para obter economia no momento da compra ou consumo. O cliente pode consultar os estabelecimentos cadastrados e verificar em tempo real o valor que poderá ser economizado. A economia para os clientes pode variar de 5% a 70%, dependendo dos dias e horários de alto, médio e baixo movimento e outras variáveis.
Entre as empresas locais que aderiram ao sistema está a rede de franquias Dry Clean, maior rede de lavanderias ecológicas do mundo, que já possui mais de 200 lojas, em diferentes regiões do país. “O nosso objetivo com o Ekkos é conquistar mais clientes e também conseguir aumentar o movimento das lojas em dias e horários ociosos. Fizemos a parceria com o Ekko porque enxergamos uma oportunidade de aumentar o faturamento das lojas. Apesar de estarmos usando o aplicativo há pouco tempo, já temos alguns resultados que superaram as nossas expectativas. Como existe um benefício direto para os consumidores (de pagar parte da conta em ekko), eles estão tendo uma adesão significativa e que superou as nossas expectativas. Também estamos percebendo que novos clientes estão procurando a loja por conta do aplicativo”, indica Philippe Jean, diretor executivo da marca.
Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Dry Clean
A rede Pomodori, uma rede de pizzarias mineira criada em 2005, também aposta no app. “Achei a proposta muito inteligente, pois o Ekko permite aproveitar melhor os períodos ociosos das lojas. Observamos que muitos clientes novos estão vindo para a nossa loja, porque ganharam os Ekkos no posto de gasolina, por exemplo, e escolheram a nossa loja para usá-los. Além de trazer economia e aumentar o poder de compra, o app também bonifica o lojista, o atendente e o cliente. Realmente todos ganham usando-o”, declara Luiz Flavio Andrade Cançado, diretor da marca