Sazonalidade: criatividade é essencial para faturar no inverno. O frio não afasta o público apenas das sorveterias. Ramos de beleza e saúde também precisam se reinventar para manter faturamento alto
Alguns segmentos não são lembrados pelos consumidores durante o inverno e precisam recorrer à criatividade e fazer ações de marketing bem planejadas. Lembrar das sorveterias e negócios com ambientes ao ar livre são sempre lembrados neste período do ano, mas há outros ramos de negócios que “sofrem” com os meses do inverno.
Cientes da necessidade de investir em soluções para continuar no radar dos clientes, as redes de franquias se previnem e inovam a cada ano mais. A marca Pele de Mel, por exemplo, atua principalmente no estado do Rio de Janeiro e, entre os meses de maio a julho, sempre implanta ações de marketing mais agressivas para manter o faturamento similar às demais estações do ano. Segundo Silvio Alves, consultor da marca, nesse período as pessoas recorrem ao serviço de depilação com cera com menor periodicidade do que quando está calor, então campanhas institucionais são suficientes, além de necessárias.
Com isso para reverter esta situação, neste inverno, a marca fará duas campanhas. Uma é para quem realizar quatro procedimentos, que ganhará mais um daquele que tiver menor valor entre os realizados. E a outra é para os novos clientes que recebem 15% de desconto e uma depilação de buço ou axila gratuita.
Parcerias com o comércio local também estão entre as estratégias da marca. “Fizemos parceria com um restaurante que fica próximo a uma unidade e patrocinamos as toalhas de papel que forram as bandejas de plástico dos clientes. Com esse baixo investimento, temos 3 meses de ações de marketing na região”, comenta Silvio.
Já a marca Contours, rede de academias para mulheres, diz também sofrer com a sazonalidade nessa época do ano, visto que o público da marca é 100% composto de mulheres e 80% mães. “O frio já afasta historicamente as alunas das academias, pois o corpo fica mais preguiçoso e a vontade de comer alimentos mais calóricos aumenta, justamente porque traz sensação térmica maior”, justifica Elaine Pereira, gerente de operações da rede.
Além disso, o segmento é impactado também pelas férias escolares no mês de julho, o que acaba deixando muitas mães sem opção de onde deixar os filhos e assim fica mais complicado comparecer às academias. Além da falta de opção, ainda há aquelas que optam por passar esse período com os filhos e tiram férias inclusive da academia.
“Para deixar esse período mais atraente dentro da academia, criamos eventos de relacionamentos onde as alunas podem trazer os filhos e aulas especiais em que podem trazer uma amiga. Tudo para fazer da academia um lugar acolhedor e adaptado para a rotina de quem tem a vida corrida e concilia trabalho, família, estudo e muito mais. Outro exemplo que super dá certo é o café da manhã junino e a premiação para quem atingir 60% de frequência nessa época do ano”, detalha Pereira.
A rede Contours realiza ainda a Maratona de Inverno, ação recorrente há muitos anos na rede. Trata-se de uma competição onde tudo conta pontos: a frequência, o alcance dos objetivos, fazer avaliação física, levar uma pessoa para a academia que fez uma massagem etc. Dessa forma, toda a rotina soma pontos que são acumulados ao longo de dois meses e são transformados em prêmios.
Sorveterias
No caso das sorveterias, que naturalmente passam a ter menor público, a solução que a maioria das redes encontra nessa estação do ano é inovar na oferta de produtos. A rede de franquias Ice Creamy Sorvetes, a maior marca de sorvete na pedra do país, relata que já em maio implantou um cardápio diferenciado que favoreceu um aumento de 30% em suas vendas. Entre as novas opções para os clientes estão o milk-shake New York Shake e os sanduiches de sorvete como ShakeTwist, entre outras delícias especiais de inverno.
Por outro lado, para a rede Sr. Sorvete, criada no interior do estado de São Paulo, a saída foi agradar tanto os clientes em busca de produtos que os aqueça nos dias frios, quanto quem não abre mão do sorvete independente da estação do ano. Para isso, a rede conta com espaço café e traz novidades como café expresso com sorvete de doce de leite, expresso com creme de avelã, capuccino com chocolate, café sorvete com brownie, chocolate quente com creme de avelã, além de sanduíches quentinhos de presunto e queijo e peito de peru com queijo.
“O grande erro dos sorveteiros no inverno é não manter a regularidade no horário de funcionamento e abrir mais tarde e/ou fechar mais cedo. Isso é um erro grave, pois o consumidor já está acostumado com o horário de atendimento. Criar um padrão, independente da estação do ano, é fundamental para manter sua clientela fiel no ambiente”, conclui o chef gelatiere Leandro Sambini, fundador da Dr. Sorvete.