Início / Notícias / Especial / 9 mentiras e 1 verdade sobre franquias

9 mentiras e 1 verdade sobre franquias

Antes de investir em uma franquia, é essencial pesquisar bem os mitos sobre o assunto

9 mentiras e 1 verdade sobre franquias
Sua Franquia Publicado em 11 de Maio de 2017 às, 09h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

9 mentiras e 1 verdade sobre franquias: Antes de investir em uma franquia, é essencial pesquisar bem os mitos sobre o assunto


Mentira 1 - Franquia é sucesso garantido

Essa é uma grande ilusão sobre o mercado de franquias. Uma franquia é sim um negócio já testado pelo franqueador e tem excelentes chances de ser um sucesso, porém, é um negócio como qualquer outro que envolve um certo grau de risco e pode ter insucesso como qualquer outro negócio. Ou seja, a concessão de direito de uso de uma marca, transferência de know-how e acompanhamento do desempenho do franqueado minimizam os riscos do negócio não dar certo, mas para o sucesso de uma operação o franqueado precisa acompanhar de perto e muitas vezes colocar a “mão na massa”. Afinal, não existe negócio que ande sozinho!

Mentira 2 - Uma franquia dá menos dor de cabeça que um negócio próprio 

O investidor que acredita que em uma franquia terá menos trabalho também está se iludindo. É certo que ao abrir uma franquia, o empresário corta algumas etapas por que recebe toda a forma de conduzir o negócio por meio de manuais, treinamento etc, porém, cada operação tem suas particularidades. E será necessário lidar com todos os aspectos do negócio como equipe, atendimento, qualidade do serviço e do produto, satisfação dos clientes, e isso tudo exige esforço e dedicação, e não é tarefa simples.

Mentira 3 - O sucesso do negócio é responsabilidade do franqueador

Um sistema de franquias é uma parceria entre franqueado e franqueador, porém a operação do negócio é 100% responsabilidade do franqueado. Então é um grande equívoco pensar que se o faturamento de uma unidade não vai bem é uma responsabilidade do franqueador. É possível que um novo franqueado enfrente alguns desafios no primeiro ano de operação e os resultados não saiam exatamente como esperado, e ele pode contar com o apoio do franqueador para orientá-lo mas cabe a ele a execução,

Mentira 4 – Operar uma marca conhecida gera lucro desde o primeiro mês

Não é bem assim. Claro que operar uma marca já consolidada facilita a atração de clientes e as vendas podem acontecer mais rápido, entretanto, existe um tempo de maturação do negócio até que ele atinja o ponto de equilíbrio, ou seja, que ele comece efetivamente a gerar lucro. O início da operação geralmente é o mais difícil, pois tem que ser construído um relacionamento com cliente, ele tem que saber que a unidade está ali, e o franqueado também está passando por uma fase de aprendizado, então é normal que no início os resultados não sejam conforme a expectativa do franqueado. Mas isso tudo pode ser minimizado se tiver sido construído um plano de negócios com projeções reais com base em operações já existentes. Assim o franqueado consegue saber de forma mais clara como é a evolução financeira do negócio.

Mentira 5 – Franqueadores estão mais preocupados em vender franquias do que apoiar franqueados na operação 

Esse não deve ser o foco principal do negócio. Obviamente que abrir novas unidades e expandir é um dever da franqueadora, afinal o franqueado entra com a expectativa de ver a marca crescendo e ficando cada vez mais conhecida. Franqueadores responsáveis sabem que existe a necessidade de fazer um crescimento horizontal e vertical do negócio. Ou seja, focar na expansão da rede e também dar todo o apoio necessário para o franqueado evoluir o negócio e ter sucesso. O que as redes de franquias mais almejam é terem excelentes cases de sucesso para mostrar aos interessados que vale a pena investir em uma nova unidade.

Mentira 6 – Franquias são engessadas e não permitem inovar 

Parcialmente mentira. É fato que redes de franquias possuem regras e padrões a serem seguidos, mas isso não significa que o franqueado não possa contribuir com ideias para aprimorar o negócio. Se um franqueado tiver uma ideia inovadora que seja interessante para a marca como um novo produto que pode ser oferecido ou um novo canal de vendas, vale muito a pena procurar o franqueador e apresentar a sugestão, em muitos casos eles estão abertos a isso e dão muito valor às contribuições da rede. Redes de franquia precisam sempre se manter atualizadas e à frente da concorrência e ninguém melhor para perceber as mudanças necessárias do que quem está no dia a dia da operação, não é mesmo?

Mentira 7 – As franquias em que realmente vale a pena investir são caras 

Negativo. Esse pensamento é extremamente ultrapassado. A cada dia que passa os consumidores estão mais preocupados com a qualidade dos serviços e produtos ofertados do que a grife que os acompanha. Há muitas redes de franquias com baixos investimentos que tem prosperado muito nos últimos anos. Se tiver dúvidas sobre uma marca, visite unidades em operação e converse com franqueados. Pesquise muito e não desista do sonho de ter uma franquia, afinal, grandes redes as vezes também fecham as portas de alguma de suas unidades.

Mentira 8 – É necessário ter experiência no segmento de atuação da franquia 

Claro que ter experiência no segmento de atuação da franquia favorece o desenvolvimento dos negócios, mas isso não é mandatório para todas as marcas. As franqueadoras oferecem treinamentos para capacitar o franqueado a operar, e atualmente algumas redes estão mais focados em trazer pessoas que estão aderentes à cultura e aos valores do negócio do que as que tem o conhecimento técnico prévio da operação. Isso quer dizer que é mais importante que um franqueado tenha o perfil de empreendedor do que experiência prévia no segmento do negócio, pois estes podem ser passados e treinados pelo franqueador.

Mentira 9 – Em uma franquia o dono do negócio trabalha menos

A não ser que o franqueado seja apenas um investidor, isso não é verdade. Quem está na operação vai precisar se dedicar muito. Vale a máxima, o olho do dono é que engorda o gado! Leva um bom tempo até um franqueado ter uma equipe bem estruturada e um gerente de confiança a ponto de permitir que ele se afaste do dia a dia da operação e possa focar mais na gestão – e quem sabe pensar em expandir para uma segunda unidade.

Verdade 1 - Franquia é uma excelente alternativa para quem nunca teve um negócio próprio

Sim, isso é verdade. Começar um negócio próprio do nada não é uma tarefa fácil. Um empreendedor que dá asas a uma empresa do zero precisa formatar o produto ou serviço, colocá-lo à prova do mercado, convencer os clientes em potencial que tem qualidade e boa relação custo-benefício, entre outros - tudo isso sem falar na gestão do negócio e das equipes que deverão promover o faturamento da empresa. Já numa franquia, boa parte desses desafios já vem mais “mastigados” – como se costuma dizer – e isso facilita imensamente quem ainda não tem vivência à frente de uma empresa. Com isso, seguindo os manuais do franqueador e se dedicando à operação há mais chances de prosperar.

Fonte: Sua Franquia

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?