Início / Notícias / Especial / 4 opções para quem quer empreender, mas não possui todo capital

4 opções para quem quer empreender, mas não possui todo capital

Entrar para o ramo de franchising exige investimentos financeiros e nem sempre quem quer abrir um negócio dispõe de todo capital necessário

4 opções para quem quer empreender, mas não possui todo capital
Sua Franquia Publicado em 08 de Maio de 2017 às, 11h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

4 opções para quem quer empreender, mas não possui todo capital: Entrar para o ramo de franchising exige investimentos financeiros e nem sempre quem quer abrir um negócio dispõe de todo capital necessário


O sonho de empreender está constantemente atrelado à ideia de independência financeira e profissional, mas colocar o plano em prática requer um pouco mais do que vontade. Entrar para o ramo de franchising exige investimentos financeiros e nem sempre quem quer abrir um negócio dispõe de todo capital necessário.

Não dispor de todo o valor de investimento não precisa ser um impeditivo para quem pretende empreender e, no Brasil, há muitas opções de linhas de crédito para quem quer embarcar nessa viagem, sejam eles públicos ou privados.

Hoje, vamos listar 4 dicas para quem está procurando opções para realizar esse sonho. Vamos lá?

 

Objetivos bem definidos

A primeiríssima regra a ser seguida por quem pretende abrir uma empresa, seja ou não uma franquia, é traçar um plano de negócios. É com ele que você vai convencer as instituições financeiras que elas podem apostar na sua ideia. Esse plano precisa contemplar diversas análises como pesquisa de mercado, definição do público alvo, avaliação do cenário macroeconômico e principalmente projeções financeiras que contemplem o pagamento do empréstimo e que demostrem que o negócio vai gerar resultado.

A partir disso, você poderá apresentar um projeto sólido em sua busca por investidores, participação em programas de incentivo ou na hora de pedir um empréstimo.

 

Empréstimo bancário

Dependendo do valor desejado, você pode pedir um empréstimo bancário ou abrir crédito em alguma instituição financeira, mas é preciso avaliar bem os prós e os contras desse tipo de negociação. Leia mais aqui sobre tipos de empréstimos disponíveis no Brasil e seus pontos positivos e negativos.

 

Financiamento para abertura de franquias

Existem no Brasil opções de programas públicos para quem quer dar início a uma franquia, mas precisa de apoio financeiro.

BB Franquia


Esse programa do Banco do Brasil oferece soluções para quem quer abrir uma franquia ou expandir seu negócio. Entre elas estão gestão financeira, crédito empresa, afiliação a Cielo, soluções para capital de giro e outras. E ainda é possível financiar sua taxa de Franquia.

CEF Franquia – Caixa Econômica Federal

Esse programa pertence a Caixa e também oferece soluções como capital de giro, crédito rural, microcrédito, soluções para pagamentos e outras. O valor máximo disponível chega a R$400 mil e o percentual financiável varia de franquia a franquia, podendo chegar a 60%.

Outras opções privadas:

Itaú Franquias
Santander Negócios e Empresas
Bradesco Franquias & Negócios

 

Investimento de médio prazo

Se você não dispõe atualmente do dinheiro, mas dispõe de tempo, qual tal planejar um investimento de médio a longo prazo para concretizar seus planos no futuro?

Alguns investimentos um pouco mais arrojados, como renda variável, podem trazer um retorno significativo em um espaço de tempo razoável e podem ser uma opção a ser estudada por quem pretende alcançar um montante de capital, mas não tem pressa.

Investir em renda fixa também trará bons resultados, mas o tempo de aplicação tende a ser um pouco maior porque os rendimentos atrelados a taxas básicas de juros podem ser menores, mas contam com a garantia final.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?