Shoppings continuam na mira das franquias: Com a mudança de perfil dos centros de compras, redes de segmentos cada vez mais diversos investem nos locais
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 34% das lojas de shopping centers no Brasil são franquias.
Esses espaços são os mais óbvios e alguns dos mais lucrativos para quem investe em franchising, por conta da variedade de opções e segmentos, fluxo de pessoas e facilidades para os clientes, como estacionamento e segurança.
De acordo com o diretor de expansão da rede de franquias de artigos esportivos Loja das Torcidas, Junior Mazzoni, a prioridade de ampliação em shoppings centers acontece por conta do grande público que o local atrai, consequentemente, gerando mais visibilidade para quem expõe seus produtos e serviços. “Há um alto índice de pessoas circulando por esses centros de compras, e muitas, mesmo que estão apenas a passeio quando se deparam com nossa vitrine acabam comprando por impulso – o que nos faz vender bastante”, explicou.
Leia mais: Shopping Praça da Moça traz novas lojas
Hoje, todas as cinco unidades da rede são somente em shoppings. E os franqueados são sempre orientados a instalar a operação em corredores estratégicos, ou seja, de circulação, apreciação de vitrines, e próximos a locais de artigos femininos.
E quem não estava nos shoppings também decidiu entrar, como a Mineiro Delivery, franquia de comida brasileira na caixinha, que lançou um novo modelo de negócio: a Mineiro Fast.
Com investimento inicial de R$ 350 mil, essa nova franquia da marca é voltada para as praças de alimentação dos shoppings. Diferentemente da Mineiro Delivery, a Mineiro Fast oferece comida caseira no prato. Podem ser mexidos e outros pratos também – a ideia é levar comida fresca e com gostinho de caseira para o ambiente mais insípido das praças de alimentação.
Leia mais: Água Doce – Sabores do Brasil terá lojas em praças de alimentação de shoppings: é o projeto Água Doce Express
Uma pesquisa do IBOPE Inteligência afirma que nos últimos anos houve uma diversificação no mix de operações dentro dos centros de compras. Hoje, além de lojas e restaurantes, há academias e até escolas nos centros de compra. Atualmente 28% dos shopping centers já contam com academias e estúdios de ginástica, como o Estúdio Anacã, que pretende inaugurar 30 unidades até o final de 2020, com, pelo menos, 30% delas dentro de centros comerciais.
A rede de escolas de idiomas Wizard também inaugurou, no mês de fevereiro, mais uma unidade dentro de shopping centers, dessa vez no São Bernardo Plaza Shopping. A rede já possui uma escola no Shopping Dom Pedro, em Campinas.