Início / Notícias / Especial / Ao adquirir uma franquia, dê atenção especial ao contrato e evite dores de cabeça

Ao adquirir uma franquia, dê atenção especial ao contrato e evite dores de cabeça

Antes da assinatura do documento, é imprescindível consultar um advogado especialista em franquias

Ao adquirir uma franquia, dê atenção especial ao contrato e evite dores de cabeça
Sua Franquia Publicado em 22 de Março de 2017 às, 11h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Ao adquirir uma franquia, dê atenção especial ao contrato e evite dores de cabeça: Antes da assinatura do documento, é imprescindível consultar um advogado especialista em franquias


Muitas pessoas sonham com o negócio próprio e optam por adquirir uma franquia que seja conhecida no mercado e mergulham de cabeça no negócio, sem dar atenção especial ao contrato entre franqueado e franqueador. Além de uma vasta pesquisa sobre qual é a melhor opção de franquia, é necessário ter esta cautela para evitar futuras questões jurídicas.

Os contratos entre franqueador e franqueado, em geral, seguem um determinado padrão, mas é sim possível negociar alguns pontos. E, para isso, antes da assinatura do documento, é imprescindível consultar um advogado especialista em franquias, para analisar todas as possibilidades de alteração.

O portal Sua Franquia conversou com a Dra. Marina Nascimbem Bechtejew Richter, advogada especialista em franquias do escritório NB Advogados, para saber os aspectos jurídicos que os franqueados mais têm dúvidas antes e durante a operação de uma franquia.

Segundo a Dra. Marina, o principal ponto é que os franqueados assinam os contratos e, às vezes, deixam de cumprir aquilo que foi ajustado no documento. “É importante que o franqueado, antes de firmar o contrato, saiba que apesar de se tratar de um contrato padrão, algumas cláusulas podem e devem ser ajustadas”, esclarece a especialista.

Um exemplo de ajuste importante em contratos que envolvem franquias é quando um candidato a franqueado á possui um outro estabelecimento comercial, concorrente com a franquia do contrato, o que geralmente não é permitido. Nesse caso, a recomendação da Dra. Marina é que o estabelecimento concorrente conste no contrato, sendo importante incluir também o que ocorrerá ao termino do contrato.

- Leia também: COMO ABRIR UMA FRANQUIA

Um aspecto importante de ser observado num contrato de franquias, é verificar em caso de conflitos jurídicos qual é o foro eleito no contrato, pois como as franquias atuam no Brasil todo é possível que o foro não seja no local onde a franquia está instalada. A Dra. Marina alerta que, ao ingressar no foro errado, além de ter um processo mais lento e abarrotar ainda mais o judiciário com uma causa que não lhe compete, ao analisar a questão, o judiciário ainda poderá condenar o franqueado a pagar as custas e honorários envolvidos.

A dica da Dra. Marina para evitar conflitos jurídicos é manter um bom canal de comunicação entre franqueado e a equipe da franqueadora, evitando assim dores de cabeça e o bom andamento dos negócios.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?