Início / Notícias / Especial / 2017 e as perspectivas do franchising

2017 e as perspectivas do franchising

Ano representa um período de otimismo para o mercado de franquias no Brasil e deve superar os números de 2016

2017 e as perspectivas do franchising
Sua Franquia Publicado em 04 de Março de 2017 às, 00h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

2017 e as perspectivas do franchising: Ano representa um período de otimismo para o mercado de franquias no Brasil e deve superar os números de 2016


O ano de 2017 é visto como um período de redenção da crise econômica que aconteceu em 2016, em que a esperança de dias melhores torna-se algo tão real quanto o planejamento das redes de franquias para que isso aconteça.

O investimento em treinamento é um dos mecanismos adotados pelo franchising brasileiro para crescer ainda mais. É o caso da Fórmula Animal, que em 2017 terá a construção de uma farmácia modelo para treinamento dos novos franqueados e desenvolvimento das novidades para esse mercado.

A Fórmula Animal fechou o ano de 2016 com 16 unidades e entra em março de 2017 com 25 Unidades. Sendo que 17 já em funcionamento, 4 para inaugurar ainda no primeiro semestre e outras 4 até o final deste ano.

“A cada ano fortalecemos a parceria com médicos veterinários, sempre levando novidades e estudos aos profissionais, bem como desenvolvendo novas formas farmacêuticas para auxiliar no tratamento dos animais”, explica Marcelo Piazera, sócio-fundador da Fórmula Animal. 

Outro ponto forte da rede é a expansão pelo interior de todo o Brasil. Além de estarmos nas maiores capitais, nosso modelo permite uma ótima rentabilidade em cidades com mais de 150 mil habitantes. Desta forma conseguimos estar próximo dos clientes e veterinários.

Na contramão das retrações financeiras e aumento de demissões que marcaram 2016 para a maioria das empresas de pequeno e médio porte, a rede de franquias Tia Sô Minidelícias investiu mais de R$ 300 mil na ampliação da produção. O investimento foi necessário para atender demanda de salgadinhos, que cresceu 150% em comparação com 2015. A produção no início do ano era de 200 mil unidades por dia. Atualmente, a média diária é de 500 mil salgadinhos e churros.

"O objetivo foi manter os pés no chão. Investimos conforme as necessidades foram surgindo, de maneira estratégica, dando um passo de cada vez. O saldo foi positivo. Mesmo a empresa tendo nascido em meio a uma crise financeira no país, estamos crescendo, investindo e contratando”, explicou o diretor Administrativo da marca, Luís Matheus Ferrari Belentani.

Outro investimento importante foi a montagem de uma padaria dentro da fábrica para produzir a própria farinha de rosca utilizada para empanar os salgados, o que gerou uma economia anual de R$ 50 mil.

A rede Tia Sô fechou 2016 com 34 unidades e se prepara para abrir uma sede de distribuição em Campinas para atender a demanda da região. Em janeiro, foram inauguradas três lojas nas cidades de Iturama (MG) e Jaú (SP) e Ilha Solteira (SP). Há previsão de abertura de outras cinco unidades até abril. A empresa pretende fechar o ano de 2017 com 60 lojas em funcionamento.

O ano não será apenas de expansão, a WillGo, um app de tecnologia indiano que chegou ao Brasil no ano passado, em abril, para concorrer com o famoso Uber, passa a operar em 2017 no sistema de franchising.

A ideia da expansão pelo franchising surgiu da necessidade de obter maior capilarização no país e também alcançar não só as capitais, mas cidades interioranas também. O objetivo é obter maior penetração pelo Brasil e chegar a 200 cidades até o fim deste ano. A primeira unidade será inaugurada em Campinas no final de janeiro.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias no Brasil, apesar das intempéries, cresceu 8,3% no ano de 2016. A perspectiva de crescimento durante o ano de 2017 é positiva e deve superar o ano anterior.  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?