Tecnologia: boa para a franquia, excelente para o cliente. Uso de tecnologia fideliza clientes e contribui para serviços e produtos melhores para o cliente e controle mais adequado para as franquias
Lojistas de shoppings investem em preços baixos e promoções para atrair clientes e não ter o mesmo destino que outros comerciantes de shopping centers, que se viram obrigados a fechar as portas. Foi o que fez, por exemplo, a rede de fast food Risotto Mix, com o acréscimo da criatividade.
Foi implantado um Painel de Fidelidade no balcão, substituindo o tradicional cartão de papel, um tablet, oem que o próprio cliente faz o cadastro e atualiza o sistema, colocando seus pontos e acompanhando por email a troca dos pontos, e sem o problema de esquecer ou perder o cartão.
Outra novidade foi o aplicativo para celular, onde é possível pedir e pagar as refeições pelo smartphone, mesmo sendo em um restaurante de fast food que não tem delivery. O cliente paga pelo cartão de crédito ou PayPal e vê quanto tempo demorará para seu prato ficar pronto, evitando as desagradáveis filas.
Leia mais: Tecnologia é aliada do crescimento e expansão do franchising
A franquia SOULight, de dietas personalizadas envolve não só uma loja física, mas um e-commerce com sistema de TI desenvolvido especialmente para eles. Desde o lançamento, em 2013, analisaram o comportamento dos acessos ao site e otimizaram todo o serviço para a loja, além de toda a mensuração que fazem de pesquisas sobre o setor para otimizar também as propagandas.
Mas não apenas a estrutura pode ser incrementada com a tecnologia, o serviço também pode ser melhorado com o uso de ferramentas digitais. Como no caso da Odontoclinic, primeira franquia de clínicas odontológicas do país, que após três anos de estudos, lança novo produto de Ortodontia chamado Everest, que revoluciona a forma como é realizado o alinhamento dos dentes. Entre os benefícios estão a redução do tempo do tratamento em até 25%, o conforto da instalação em única consulta e a segurança em ver a simulação do resultado esperado mesmo antes de começar o procedimento. O cronograma é que até o final de 2016 todas as clínicas da rede já estejam trabalhando com o Everest.
“O mercado de ortodontia ainda tem muito a crescer, mas com o aumento de clínicas realizando este tipo de tratamento precisávamos inovar no serviço oferecido. Desta forma, há três anos começamos a pensar em quais benefícios poderíamos trazer para surpreender nossos pacientes e assim criamos o Everest”, explica Hilton Almeida, sócio-diretor da Odontoclinic.
O novo tratamento envolve o uso de software americano especializado para realizar o planejamento digital, que calcula com precisão a posição de cada bracket para que a correção seja mais eficiente. Além disso, é utilizada a tecnologia de impressão 3D para confeccionar a guia que permite ao dentista realizar a colagem indireta, ou seja, colocar o aparelho em uma única sessão em vez de quatro, como convencionalmente é feito.
Leia mais: Google cria app de pagamento que que não requer uso das mãos
A rede Minds Idiomas foi a pioneira em tecnologia dentro e fora da sala de aula. Este ano a rede de inglês completa 10 anos e foi a primeira a adotar o material didático 100% no tablet. Este ano a rede colocará o robô nas salas do kids que facilitará a pronúncia dos vocábulos pelos pequenos.
Para o setor de franquias e redes de varejo em geral, a Prestus desenvolveu uma inovação chamada "0800 em Nuvem". Com ela, qualquer rede que tenha diversas unidades/representantes, pode utilizar sua própria mão de obra disponível para construir um call-center com diversas posições e com custo zero. O cliente liga e um software de geoposicionamento solicita seu CEP, transferindo a ligação diretamente para o telefone fixo da loja ou representante mais próximo, permitindo a retenção deste cliente e a conclusão do atendimento/venda.