Minas Gerais oferece boas expectativas para franquias em 2017: Mesmo com as quedas nas finanças registradas em 2016, franquias mineiras ou com intenção de expandir no estado têm expectativas favoráveis para este ano
O ano de 2016 foi difícil para pequenos e grandes empresários. Porém, os menores sentem mais e mais rapidamente os efeitos de uma crise econômica. Mais da metade dos pequenos negócios registraram queda no faturamento e, consequentemente, na margem de lucro.
Mas o clima de pessimismo já se foi. Mesmo com uma pequena desconfiança, em 2017, grande parte dos empresários está otimista e prevê estabilidade, segundo a pesquisa “Avalição de 2016 e perspectivas de 2017 das MPE mineiras”, realizada pelo Sebrae Minas com 1.814 empresários de todo o estado nos setores de comércio, serviços e indústria.
De acordo com o estudo, a expectativa de 68,7% dos entrevistados é de que o número de empregos nas empresas seja estável. Essa estabilidade também está prevista nos preços médios dos produtos e serviços oferecidos pelos negócios (59,5% dos entrevistados). Já em relação aos custos, 68,6% acredita que haverá um aumento em relação a 2016.
Leia mais: Conheça opções de franquias para investir e começar o ano com o pé direito
Assim, mais da metade dos pequenos negócios ainda esperam resultados positivos em relação à margem de lucro (53,5%), ampliação da carteira de clientes (69,1%) e ao aumento das vendas (66,7%). Além disso, creem na expansão dos investimentos previstos para os próximos três anos (50%).
É o caso da SuperGeeks, escola de programação e robótica para crianças, que inaugura duas em Minas Gerais em 2017. Outra rede que aposta no mercado mineiro é a Spaziale Italiana, que procura novos franqueados no interior do estado Minas Gerais como um dos vetores de crescimento da marca.
Já a GOU (Grupo Odontológico Unificado), nascida e criada em MG, cuja matriz está na cidade mineira de Uberlândia, pretende abrir novas unidades por todo o estado de Minas Gerais. Possui mais de 70 unidades pelo Brasil e tem como objetivo oferecer o mais alto padrão em tratamentos ortodônticos.
O otimismo dos entrevistados foi verificado principalmente em relação ao crescimento do faturamento (66,6%). Os empresários do setor de serviços são os que mais confiam em um melhor resultado para este ano.