Início / Notícias / Especial / Investir o FGTS em uma microfranquia é uma boa opção para garantir renda extra em 2017

Investir o FGTS em uma microfranquia é uma boa opção para garantir renda extra em 2017

Apostar em empresas enxutas demanda menos investimento e resulta em um prazo de retorno menor

Investir o FGTS em uma microfranquia é uma boa opção para garantir renda extra em 2017
Sua Franquia Publicado em 13 de Fevereiro de 2017 às, 10h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Investir o FGTS em uma microfranquia é uma boa opção para garantir renda extra em 2017: Apostar em empresas enxutas demanda menos investimento e resulta em um prazo de retorno menor


O início dos saques do FGTS foi antecipado para o dia 10 de março e mais de 10 milhões de trabalhadores poderão sacar o dinheiro que estava bloqueado em contas inativas. A orientação dada pelo governo é de liberar a quantia o quanto antes para estimular a economia, já que em tempos de crise, empreender pode ser uma alternativa para assegurar a renda. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), as microfranquias se mostram uma boa opção de negócio e devem ganhar mais destaque em 2017, pois além do investimento inicial ser mais baixo em relação às franquias, o prazo de retorno tende a ser maior.

A microfranquia também atende à uma necessidade dos brasileiros, que é experimentar novos negócios, o que ajuda na expansão de unidades em cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, além de conquistarem novos consumidores. Esse é o caso do Kumon, maior rede de franquias educacional do país, com mais de 1.500 unidades, somando mais de 160 mil alunos.

Para Thiago Alves de Lima, responsável pelo processo de expansão de franquias do Kumon. “o rendimento que o fundo de garantia proporciona é bem baixo em relação ao retorno de investimento de uma franquia do Kumon. Somos procurados com frequência por investidores que querem aplicar o valor recebido pelo FGTS em uma franquia do Kumon”. Para 2017, a previsão é aumentar o número de franquias abertas em relação ao último ano.  

O investimento inicial para se tornar um franqueado do Kumon é de R$ 35 mil, com tempo médio para retorno do investimento entre 18 e 24 meses. O Kumon fornece amplo suporte dos consultores de campo, cobrando 40% (ou 45% para unidades que ainda não tenham atingido requisitos pré-determinados) de royalties sobre o faturamento bruto do valor de mensalidade sugerida, porém todo o material didático, materiais de apoio, de divulgação e informativos já estão contemplados.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. "O aprendizado segue na simplicidade do papel e lápis. O que se escreve de próprio punho não se esquece, e é isso que faz com que o Kumon esteja em tantos países", diz Masami Furuta, presidente da empresa no Brasil. O método está presente em 49 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são aproximadamente 1500 unidades em 550 cidades, somando mais de 160 mil alunos, dos 180 mil na América do Sul.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?