Franquias e empresas otimistas em relação a 2017: Pesquisa mostra pequenos e microempresários confiantes quanto à retomada da economia
Pequenas e microfranquias parecem estar vivendo um ano de otimismo, Os micro e pequenos empresários brasileiros estão confiantes quanto à retomada da economia brasileira, segundo nova pesquisa realizada pela Sage, líder em sistemas de gestão empresarial, pagamentos, contabilidade e emissão de notas fiscais. Para 62% dos entrevistados, o futuro da empresa nos primeiros seis meses de 2017 será melhor. A média global de confiança ficou abaixo, em 52%.
Os dados foram levantados em pesquisa realizada em 19 países, com 5.500 empreendedores. No Brasil, foram ouvidos cerca de 530 empresários no final do ano passado, tendo a maioria entre 30 e 44 anos.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil figura entre uma minoria mundial de países em que os microempresários sentem-se representados pelos políticos e tomadores de decisão. No país, 59% dos entrevistados responderam positivamente a questão sobre representatividade. A Austrália é o único país onde a situação se repete, com 54% dos empreendedores compartilhando essa visão. A média mundial aponta que somente 33% dos empreendedores se sentem beneficiados pelas decisões políticas de seus países.
29% dos empresários estimam que sua empresa deve crescer entre 6% e 10% ao longo de 2017 e 44% dos empresários brasileiros acreditam que irão importar mais em 2017, enquanto a média global foi de 33%.