Início / Notícias / Especial / Franquias brasileiras investem em outros países

Franquias brasileiras investem em outros países

Além dos Estados Unidos, América Latina também é um dos alvos das redes brasileiras que buscam internacionalização

Franquias brasileiras investem em outros países
Sua Franquia Publicado em 02 de Fevereiro de 2017 às, 00h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Franquias brasileiras investem em outros países: Além dos Estados Unidos, América Latina também é um dos alvos das redes brasileiras que buscam internacionalização


O número de franquias brasileiras atuando no exterior dobrou nos últimos seis anos, segundo pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM, em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) sobre internacionalização de franquias.

Em número de marcas, o Brasil salta para a quarta posição mundial, com 3.073, o que representa um crescimento de 4,5% superior a 2014, quando somava 2.942 marcas. Parece que o número não parará de crescer.

Os Estados Unidos são o país com maior número de expansões de franquias brasileiras, como a academia Strong Funcional, pioneira na utilização de duas modalidades em um mesmo treinamento: o strongman e o treinamento físico funcional, que em 2017 abrirá sua primeira unidade na terra do Tio Sam.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “por seu porte e tradição, as marcas brasileiras consideram os Estados Unidos como uma porta de entrada para o mercado internacional como um todo. Isso porque o mercado norte-americano é muito rico, diverso e competitivo”. O presidente da ABF acrescenta também que “o intercâmbio entre os dois países vem crescendo, tanto que, com o apoio da IFA, recebemos em novembro uma missão empresarial com 10 marcas que operam nos EUA, têm interesse em expandir seus negócios no Brasil e agora estamos com nossa tradicional delegação na Convenção da IFA”.

Outros países da América Latina são a segunda porta de saída mais óbvia para conquistar novos territórios. Com faturamento de R$15 milhões nos 12 meses anteriores a outubro do ano passado, a Açaí Beat prevê a abertura de sua primeira unidade internacional neste ano, na Bolívia. A aposta da marca é o seu produto exótico perante o público internacional. “Acreditamos que, com as novas estratégias e o diferencial do creme de açaí próprio que nossa marca sempre teve, contaremos com um ótimo fim e início de ano”, explica Junior Marques, fundador da franquia.

No ano em que comemora uma década de existência, a franquia de ginástica cerebral SUPERA dá os primeiros passos para expandir-se nas Américas e na Oceania. A marca encontrou oportunidades reais para levar seu método a 10 países nos próximos anos.

A intensificação do intercâmbio Brasil-EUA no franchising está em linha com o movimento de internacionalização de redes brasileiras como um todo. Segundo estudo da ABF e da universidade brasileira ESPM, a internacionalização de franquias brasileiras dobrou nos últimos seis anos, sendo os EUA o principal mercado alvo, seguido do Paraguai e Portugal.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?