Início / Notícias / Especial / Franquias brasileiras conquistam a América Latina

Franquias brasileiras conquistam a América Latina

Redes brasileiras “invadem” países vizinhos. Similaridades culturais são vantagem estratégica para introdução no mercado de outros países latino-americanos

Franquias brasileiras conquistam a América Latina
Sua Franquia Publicado em 15 de Fevereiro de 2017 às, 00h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Franquias brasileiras conquistam a América Latina: Redes brasileiras “invadem” países vizinhos. Similaridades culturais são vantagem estratégica para introdução no mercado de outros países latino-americanos


A internacionalização das franquias é uma realidade incontestável e uma tendência que seguirá em crescimento. Os Estados Unidos são o primeiro destino do franchising brasileiro que alça novos vôos, mas os países da América Latina são importantes alvos das nossas marcas.
Como a Sóbrancelhas, rede especializada no embelezamento do olhar e da face, que em janeiro  inaugurou a primeira unidade internacional da rede, em Buenos Aires, na Argentina. “Acredito que o sucesso será similar ao que tivemos no Brasil. Nosso plano é abrir 30 unidades na Argentina em 18 meses”, diz Luzia. No Brasil, já são 200 pontos. “A expansão prevista da operação argentina deverá incrementar nosso faturamento anual em 17%”, prevê a empreendedora.
Um desafio comum a empreendedores que, como Luzia, buscam crescer na América Latina é adaptar negócios desenvolvidos na cultura brasileira a uma realidade bem diferente, de país para país, na América de idioma espanhol. Uma das primeiras medidas de Luzia, nesse sentido, foi traduzir o nome da empresa sem deixar de lado o sentido. Na Argentina, Sóbrancelhas virou Sólocejas. Outras medidas levaram meses de preparação – como a escolha criteriosa dos fornecedores locais que prestarão serviços para a operação no país.
 “No Brasil, ainda há muito espaço para a Sóbrancelhas, mas decidi tocar esse desafio em paralelo. A Argentina não possui serviços tão especializados em estética facial como os nossos, além de ser o maior parceiro econômico do Brasil dentro da América Latina. É um mercado com grande potencial para as inovações que vamos oferecer.”
A Embelleze também aposta no mercado latino-americano. O Instituto Embelleze deu início à sua expansão internacional em 2017. A primeira unidade fora do Brasil será inaugurada neste mês, no Equador e a projeção  da franqueadora é alcançar um faturamento de U$360 mil com essa operação. Para 2022, a estimativa é faturar U$7 milhões vindo do exterior.  
A escolha do Equador aconteceu porque a marca já é conhecida pelo consumidor da região. “O país tem certa similaridade com o Brasil quando o assunto é beleza, pois tem um público bastante vaidoso, porém possui carência de empresas desse segmento. A chegada do Instituto Embelleze ao Equador tem grande potencial de ser um sucesso e abrir novas portas”, diz Paulo Tanoue, presidente executivo do Instituto Embelleze.
A rede de franquias Açaí Beat prevê a abertura de sua primeira unidade internacional neste ano, na Bolívia. A aposta da marca é o seu produto exótico perante o público internacional. “Acreditamos que, com as novas estratégias e o diferencial do creme de açaí próprio que nossa marca sempre teve, contaremos com um ótimo fim e início de ano”, explica Junior Marques, fundador da franquia.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?