O Rio de Janeiro continua lindo para as franquias: Crescimento expressivo na região atrai franchising, impulsionado por grandes eventos internacionais
Impulsionado por eventos internacionais, turismo e muita projeção, o Rio de Janeiro ganhou expressividade no mercado de franquias. O estado é o 2º lugar do país em número de redes e unidades franqueadas, segundo informações da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e em 2016 cresceu mais do que os outros estados do Brasil no setor.
A NYS é uma das redes de franquia que aposta no Rio de Janeiro. A marca americana de óculos já possui quatro unidades em operação no Rio e tem planos de abrir mais duas lojas em 2017. Outra rede especializada em óculos, a GrandVision by Fototica, amplia sua atuação no Rio de Janeiro com a inauguração de mais uma franquia, dessa vez localizada no Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca. A rede já conta com uma unidade no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá e planeja ainda a abertura de mais cinco unidades na região em 2017.
Presente no Brasil há pouco mais de cinco anos, a Jan-Pro, especializada em serviços de limpeza e conservação de ambientes comerciais, conta com 30 franquias no Rio de Janeiro, e espera ter 40 unidades ativas na região até o final de 2017, ano em que pretende atingir o faturamento de R$ 90 milhões. Outra franqueadora do ramo de limpeza de olho no Rio de Janeiro é a Ecoville Franchising, que comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas e prevê a abertura de 45 unidades franqueadas no estado neste ano.
Vale lembrar que o Rio de Janeiro apresentou a maior expansão do setor de franquias nos últimos seis anos e parece que esse crescimento continuará a acontecer, com empresas que cada vez mais investem na região e comprovam na prática que, para os negócios, o Rio também continua lindo.
Interiorização
Embora a Cidade Maravilhosa seja o principal pólo de franquias no estado, as empresas já perceberam o potencial que existe no interior do estado. A rede de franquias especializada em culinária tailandesa Khea Thai pretende abrir unidades no Estado do RJ, mas foge apenas da capital e tem como foco também a região dos lagos, que compreende as cidades de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
A Arranjos Express, rede portuguesa especializada em customizações, ajustes e transformações de roupas e acessórios de têxtil , atualmente conta com 63 lojas em operação no Brasil, conta com seis unidades em shoppings da região metropolitana do Rio de Janeiro, mas em, 2017 a expectativa é inaugurar mais quatro lojas no estado e iniciar o processo de interiorização. . A estimativa reforça os planos da empresa de fechar o ano com faturamento de R$ 50,4 milhões e 130 unidades em funcionamento no país.