Microfranquias: raio X desse modelo de negócio no Brasil: Opção contra o desemprego, modelos com investimento até R$ 80 mil atraem jovens e redes de franquias tradicionais no mercado
Desemprego e incerteza marcaram os últimos meses. Diante desse cenário, as microfranquias despontam como um caminho para quem não dispõe de tanto capital para aplicar, mas pode ter algo guardado, até mesmo uma rescisão de contrato.
A característica principal e mais relevante das microfranquias é o investimento inicial muito mais baixo que o exigido pelas modalidades tradicionais. No caso das microfranquias, esse investimento é de até R$ 80 mil.
O estudo inédito da ABF sobre microfranquias brasileiras mostra que essa modalidade segue crescendo não apenas entre os pequenos negócios, grandes redes também apostam em microfranquias. 79,8% das 557 redes operam exclusivamente com o modelo de, mas 20,2% das 557 redes estão entre modelos tradicionais que adotaram também a modalidade de microfranquias.
E as que ainda não possuem essa modalidade parecem estar de olho. 36% de redes que não adotaram esse modelo de negócio afirmam ter interesse em desenvolver nos próximos anos. As redes que já usam os dois modelos afirmam que 58% dos seus pontos de venda são microfranquias.
Raio X do mercado