Início / Notícias / Especial / Franquias brasileiras estão prontas para ganhar o mundo

Franquias brasileiras estão prontas para ganhar o mundo

Internacionalização de franquias brasileiras cresce em faturamento, unidades e na profissionalização dos modelos de negócio

Franquias brasileiras estão prontas para ganhar o mundo
Sua Franquia Publicado em 05 de Janeiro de 2017 às, 11h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Contra um crise de escala mundial, o franchising parece ser uma das melhores solução. É o que aponta a 4a edição do estudo “Global Mindset na Internacionalização das Franquias Brasileiras”, realizado em parceria entre a ABF e o Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM.

Os resultados analisados de abril a outubro de 2016 mostram que mesmo em um cenário de incertezas econômicas o setor de franquias continuou apresentando crescimento em faturamento e número de unidades. “As recomendações apresentadas neste estudo levam em consideração a força do segmento de franquias no Brasil, que continu ou apresentando crescimento, tanto em faturamento quanto em unidades, apesar do agravamento da crise econômica do País”, explica a pesquisadora e professora Thelma Rocha do PMDGI-ESPM, que estuda a internacionalização das franquias brasileiras desde o início deste movimento.

A primeira edição do estudo, realizada em 2010, contou com os dados de 65 franquias brasileiras internacionalizadas. Em 2016 são 134 redes que expandiram suas operações para 60 países em todo o planeta. Hoje somos o quarto país no mundo em internacionalização de franquias. “A cada ano, constatamos a ampliação do número de redes de franquias internacionalizadas e também em número de países”, explica a professora.

Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado e internacional da ABF, explica que a internacionalização é um projeto de longo prazo, que demanda investimentos e preparação, mas que traz muitos benefícios à marca.

Veja os principais números da internacionalizção ds franquias brasileiras no infográfico abaixo:

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?