Franquia é oportunidade em cenário de crise: Para superar o período de desaceleração na economia investir em franquias pode ser a solução
Empreender é o desejo de muitos brasileiros, mas muitas vezes o verdadeiro impulso para que isso aconteça se dá em um momento de intempérie: diante do desemprego ou da iminência disso.
Abrir uma franquia é, então uma saída possível. Algumas modalidades de microfranquias têm investimentos que podem ser supridos com a rescisão de trabalho, por exemplo e se tornar uma fonte de renda com lucro real.
Vale lembrar que é preciso fazer um plano de negócios conciso para que isso aconteça da maneira mais saudável para o seu bolso e para o serviço oferecido aos seus clientes.
A Vivenda do Camarão é uma das redes queusou esse momento delicado para lançar uma microfranquia, a Vivenda em Casa. Com ela, o franqueado pode vender pratos congelados através do e-commerce, sem precisar de ponto comercial, sendo que os produtos são vendidos 30% mais baratos que os valores praticados pelo mercado.
Com uma proposta parecida, apesar de atuar em um ramo diferente, a House Shine é uma marca portuguesa de limpezas residenciais e profissionais e chegou ao Brasil em 2012. O franqueado pode trabalhar em casa e é necessário apenas um carro para transportar as profissionais de limpeza.
Segundo Claudia Bittencourt, diretora da consultoria de franquias Grupo Bittencourt, é possível obter um retorno rápido do investimento em negócios com baixo investimento, mas deve estudar muito bem a rede antes de fechar o negócio. "A franquia pode apresentar resultados atingidos em um caso excepcional das suas unidades para passar a simulação, e não necessariamente a realidade da maioria das lojas."
Ela explica que o mercado muda constantemente e a concorrência aumenta a cada dia, um profissional leigo, desinformado e sem conhecimento atualizado vai se perder no meio do caminho, e isso independe se o negócio já é bem estruturado. A falta de capacitação pode afogar até mesmo uma marca líder de mercado.