Baixada Santista: o mar está para peixe no franchising. Crescimento demográfico leva redes de franquias para a região, que figura como a14ª economia do país
O potencial de consumo da região coloca a Baixada como 14ª no ranking nacional e quarta dentro do estado de São Paulo entre as macrorregiões. As cidades da região possuem altos índices de bem-estar e experimentam uma explosão demográfica. Na prática, isso significa uma oportunidade de ouro para franquias que buscam expansão, em grandes e pequenas redes.
É o caso do Outback Steakhouse, que abrirá as portas da primeira unidade em Santos no primeiro semestre de 2017, após rumores sobre uma possível abertura que começaram lá em 2014.
Já a microfranquia de máquinas de brinquedos e doces Mr. Kids investe de maneira mais massiva na região. A rede de microfranquias tem 30 pontos disponíveis na Baixada Santista para quem deseja abrir uma unidade.
São 8 cidades litorâneas com pontos já negociados pela franqueadora nos hipermercados Extra e Rodoviária do Guarujá. A negociação permite que os franqueados possam ter disponibilidade praticamente imediata para a instalação das máquinas de doces e brinquedos, logo depois da assinatura do contrato de franquia.
Para facilitar a compra da franquia e atrair mais candidatos, a franqueadora resolveu facilitar o pagamento, mesmo com um investimento considerado baixo, que é de R$ 18,7 mil. “Essa iniciativa é para que os nossos novos franqueados ganhem fôlego nos primeiros meses do negócio, já que a maioria de nossos candidatos são pessoas que estão ávidas por um novo negócio, principalmente com a atual conjuntura que todo brasileiro está vivendo. Cobramos a Taxa de Franquia à vista, que é de R$ 5 mil e o restante após o recebimento da ficha de pré-qualificação e análise de crédito. O franqueado poderá pagar o restante em até cinco vezes no boleto ou em seis vezes no cartão”, explica Antonio Chiarizzi, fundador da Mr. Kids.
A Coxinha du Chef também inaugurará no próximo mês sua primeira unidade no litoral paulista, em São Vicente. “Escolhemos a cidade pois é a segunda mais populosa do litoral de São Paulo e possui pouca oferta de alimentação de qualidade por um preço baixo”, afirma Leia Nascimento, Consultora de Expansão da Coxinha du Chef.
A região metropolitana da Baixada Santista é a 15ª maior do país e teve um aumento populacional considerável recentemente, impulsionado por índices de qualidade de vida e custo X benefício.