Bahia e as suas vantagens para o franchising: Oitavo PIB do Brasil, estado da Bahia tem um mercado de franchising que cresceu mais de 18% no último ano, com enorme potencial na capital e interior
A Bahia responde por 36% do PIB do Nordeste. Dentre os estados brasileiros, o estado fica com o 8º lugar no ranking de Produto Interno Bruto. Uma das vantagem é o seu portfólio de pontos turísticos por todo o estado, que contempla d o rústico ao urbano.
Diante desse cenário, o franchising cresceu 18,8% no estado da Bahia em 2016 em número de unidades. Por esse motivo a Unità, que aposta em um modelo chamado "Casa de Educação", é uma das empresas a investir no potencial baiano.
O modelo reúne quatro marcas diversificadas do setor: a Inova Business School, que trabalha na formação de executivos, oferecendo pós e MBAs; o Proordem, que capacita candidatos para concursos públicos e provas da OAB; a Escola Superior de Direito, a ESD, que visa a educação continuada de advogados e bacharéis e o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), que oferece cursos para professores de diversas áreas.
O maior critério para investir na Bahia foram os seguintes fatores: Salvador é uma das cidades sede para aplicação do exame nacional da OAB. Segundo o e-Mec há 26 faculdades de Direito na região: 22 em Salvador, 2 em Camaçari e 2 em Lauro de Freitas.
“A meta é estar presente nas principais regiões em até 4 anos, por meio de um processo de expansão gradativo e sustentável”, afirma Luis de Sá, diretor de franquias da Unità Educacional.
A Help Home, rede de manutenção e reparos que mira sua expansão no Nordeste, também percebeu que há carência de serviços, apesar da demanda. Os parceiros nacionais da rede têm dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e que entreguem as demandas no prazo na região. Por isso Salvador e região estão na mira.
Para 2017, a Lojas Viggo, franquia de calçados e acessórios masculinos em couro, já planejou um Road Show em Salvador (BA), para expandir as unidades da marca por todo o estado da Bahia, bem como a Balonè, rede de bijuterias cujo foco de expansão da operação está em Salvador, capital baiana.