Início / Notícias / Especial / Franquias à prova de crise: setor cresce no Brasil

Franquias à prova de crise: setor cresce no Brasil

Foco no consumidor e variação nos modelos de negócio estão entre os pontos que contribuem para a solidez do franchising brasileiro

 Franquias à prova de crise: setor cresce no Brasil
Sua Franquia Publicado em 09 de Janeiro de 2017 às, 23h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Franquias à prova de crise: setor cresce no Brasil: Foco no consumidor e variação nos modelos de negócio estão entre os pontos que contribuem para a solidez do franchising brasileiro


Apesar da crise política e econômica e insegurança instaurada no país, o mercado de franquias brasileiro cresceu 8,8% em receita no 3º trimestrede 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Com isso, o faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões nesse mesmo período. Considerando-se os meses de janeiro a setembro de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a ABF, a resistência do setor pode estar relacionada à adoção de controle de custos, criação de novos formatos, foco no consumidor e novos mix de produtos. A pesquisa indica ainda que a expansão das franquias em número de unidades no 3º trimestre foi de 7,2% comparada ao mesmo período de 2015 e de 3,7% dentro do trimestre. No trimestre, 1,4% das unidades foram fechadas. No final do período, operavam no Brasil 143.540 unidades.

Além disso, os leves sinais de recuperação da economia brasileira, como a previsão de queda da inflação ainda este ano e a retomada do crescimento do PIB, ainda que tímida, já a partir de 2017, favorecem a melhora do ambiente econômico e podem elevar os níveis de confiança dos investidores e dos consumidores.

“Por ora, o foco na eficiência, a busca por atrair o consumidor e o desenvolvimento de novos mercados e modelos de negócio têm sido estratégias amplamente aplicadas e fundamentais para enfrentar este momento de travessia”, afirma Cristina Franco, presidente da ABF. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?