Início / Notícias / Especial / Loja das Torcidas adota novas estratégias e garante crescimento de 40% em tempos de crise

Loja das Torcidas adota novas estratégias e garante crescimento de 40% em tempos de crise

Rede aumentou portfólio, investiu em atendimento personalizado e ações de desconto

Loja das Torcidas adota novas estratégias e garante crescimento de 40% em tempos de crise
Sua Franquia Publicado em 15 de Novembro de 2016 às, 11h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Loja das Torcidas adota novas estratégias e garante crescimento de 40% em tempos de crise: Rede aumentou portfólio, investiu em atendimento personalizado e ações de desconto


Conquistar clientes e vender mais! Essas são algumas das preocupações consideradas mais importantes em qualquer negócio. Conhecer o público, saber planejar, se organizar e desenvolver boas estratégias de marketing são alguns exemplos do que pode ser feito para atingir esse objetivo. 

A Loja das Torcidas é uma rede de franquias especializada em artigos esportivos. Com sete lojas espalhadas por todo o Brasil, a marca trabalha arduamente com a dupla jornada de conquistar o investidor e claro, o consumidor. Entre os planos estratégicos, a franqueadora procura seguir as diretrizes citadas acima. E para fortalecer o contexto, adaptou as questões a sua realidade. O que resultou no aumento de 40% sobre as vendas no período de um ano. 

As mudanças que melhoraram a desempenho da marca começaram em outubro de 2015. Atendimento personalizado, ações de desconto e investimento em produtos de qualidade foram grandes diferenciais. Mas a principal mudança ocorrida que garantiu bons lucros foi em relação a alteração do produto foco da marca. 

Em outras palavras, podemos dizer houve um enriquecimento do portfólio. Nós explicamos: o brasileiro ama futebol, mas tem uma capacidade fantástica em se adequar e amar o novo. Diante da percepção, após três anos no mercado, além do futebol, a rede passou a trabalhar também com outras modalidades esportivas. 

Junior Mazzoni é diretor de expansão da Loja das Torcidas, de acordo com ele, um planejamento foi realizado para entender a real necessidade do seu público consumidor. “Concluímos que a demanda seria maior com este mix variado de produtos, porém, com uma quantia menor – mais afunilado. E de fato, ocorreu uma influencia positiva nas vendas. Tiramos os itens de baixa rotatividade e trouxemos novos. O nosso cliente quer isso: variedade de produto”, falou.

Vitrine puxa o cliente para dentro da loja 

Pesquisas do Sebrae-SP com participantes do Programa Comércio Varejista, mostram que a simples melhoria nos aspectos de visual merchandising (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros itens, em um total de 20) pode ampliar as vendas de 12% até 40%, muitas vezes sem necessidade investimentos. 

Atenta a essa realidade, a empresa usa a técnica de exposição planejada para atrair os clientes. Medida importantíssima e de fato eficiente na avaliação do diretor de expansão que tem mais de 20 anos de experiência no comércio varejista. 

Ele revela que utiliza alguns truques para chamar a atenção de quem passa na frente do estabelecimento! O primeiro é se colocar no lugar do cliente e tentar imaginar o que pode lhe agradar. Os próximos, ele narra: “Expomos sempre um mix de artigos de uma forma que induza o olhar das pessoas, a outros pontos dentro da loja. Desse jeito, podemos despertar o interesse para demais materiais e garantir mais uma venda. Sempre tomamos cuidado para fazer tudo isso por meio de uma vitrine suave, sem poluição visual – já que o contrário disso cria o efeito de afastar as pessoas”, contou. 

A escolha de um tema para montagem da vitrine pode ser associada às estações do ano, datas comemorativas e até mesmo esportes da moda. “Vamos de acordo com o momento. Dia dos Pais e Dia dos Namorados, por exemplo, fazemos todo um trabalho específico em referência a celebração. Também gera muito resultado, expor os artigos esportivos de algum esporte que está em alta. Quando iniciamos a Loja das Torcidas, sempre a montagem era sobre os times da região com maior número de torcedores e  separada por blocos por times. Como hoje temos intensa diversidade de artigos, optamos ainda por colocar itens novos ou com maior visibilidade independente do clube. Atualmente o Palmeiras está em  primeiro lugar no Campeonato Brasileiro, se ele se for campeão, dependendo da região, montamos uma vitrine com foco voltado à ele”, explicou. 

Identidade visual

Junior defende que, mesmo que a princípio a compra não seja efetivada, a lembrança do produto na mente do consumidor já é uma conquista. Isso porque basta ele ler/ouvir o nome da marca que automaticamente se recordará de quais produtos encontrará na loja. Posteriormente, o induzindo a comprar no local quando estiver em busca de mercadorias do gênero. 

Contribui para esta analogia, o padrão que a rede procura sempre seguir para assim criar sua identidade visual. “Mais que isso, colocamos nossa essência neste processo. Garantimos que nossos valores éticos sejam agregados aos nossos produtos. O que nos aproxima ainda mais do público”, disse o diretor de expansão. 

Ele finaliza com oferecendo algumas orientações: “Quanto a vitrine, seja criativo e harmônico. Procure criar uma identidade com seus clientes. Mas não se prenda somente a isso, transforme a venda em uma experiência de compra. Comunique-se de forma objetiva e bem humanizada com o seu freguês. Além de fideliza-lo você está garantindo mais divulgação, já que ele passará a te indicar para outras pessoas”.

Sobre a Loja das Torcidas

A paixão pelo futebol tem movimentado as torcidas de todo o mundo há décadas. No Brasil, a relação entre as pessoas e o esporte é movida por um sentimento ainda mais intenso – o brasileiro é fascinado por futebol. De olho nesse mercado, no fim de 2012, foi criada a Loja das Torcidas! A empresa, que atua no franchising, é especializada em produtos e souvernirs dos principais clubes do mundo. Para o cliente, a marca oferece mais de cinco mil itens exclusivos e de extrema qualidade! Para o franqueado, know-how, suporte, treinamento e uma oportunidade única de conquistar a independência financeira por meio de um empreendimento de sucesso e de intensa busca no mercado. Com seis unidades distribuídas por todo território nacional, o investimento inicial para obter uma franquia é de R$ 107.550 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação) e o retorno pode ser obtido de 24 a 36 meses. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?