O que levar em conta ao investir em franquias: Especialista dá 4 sugestões para os novatos interessados em aderir ao segmento de franquias
Antes de investir em franquias, é importante pesquisar a fundo o mercado no qual se está se olho, conhecendo cada detalhe da operação, do produto à clientela, passando pelo mercado, prazo de retorno, gastos fixos, entre outros. Alessandro Ribas, CEO da Loyt, empresa espanhola de mobile marketing presente em mais de 20 países, tem quatro dicas valiosas para quem os novatos que desejam aderir ao Franchising.
Pense grande, invista pouco: Há franquias com investimentos para todos os bolsos. Se você faz parte do grupo preocupado com a crise e tem pouco dinheiro em caixa, opte pelas marcas com capital inicial reduzido e com retorno rápido. Atenção aos gastos fixos, como aluguel de escritório, folha de pagamento e necessidade de estoque! Se mal administrados, podem levar o empreendedor ao prejuízo.
Entenda o potencial do produto: Saiba tudo sobre o produto a ser vendido. Se ele traz a solução que o seu público deseja, há grandes chances de sucesso.
Estude a clientela: Verifique se há público-alvo para o produto oferecido pela marca e qual é o potencial financeiro dos futuros consumidores. Mercadorias muito específicas tendem a se sujeitar às variações de mercado, ou seja, a crise pode chegar mais rápido para quem adota essa opção. Setores com produtos capazes de suprir as necessidades de uma gama maior de clientes, tem potencial para se adequar à demanda.
Preze pela independência da unidade: Oferecer suporte aos franqueados é uma das principais atividades das franqueadoras, visto que elas têm conhecimento abrangente do mercado em que atuam. Contudo, é importante que as unidades sejam preparadas para caminhar com as próprias pernas. Por isso, verifique se a marca oferece a possibilidade de independência. Essa sugestão vale para qualquer momento econômico, especialmente durante a crise.