Franquia em shopping do interior é aposta para lucrar: O crescimento do setor de Franchising e a chegada de shoppings em cidades do interior são condições animadoras para quem deseja empreender
Quer bons motivos para investir em franquias dentro de shoppings e no interior? Aqui vão eles: o Franchising cresceu 7,6% no primeiro trimestre de 2016, de acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) mostram que 67% das inaugurações de centros de compra em 2015 foram concretizadas no interior. Em 2016, 23 dos 30 planejados devem ocorrer fora das capitais. “Esse movimento mostra a força e a solidez dos shoppings fora dos grandes centros, que hoje são polos de consumo consolidados”, explica Francisco Ferraz, diretor de shoppings da 5R Shopping Centers, companhia especializada em incorporação, administração e desenvolvimento do setor.
Benefícios dos shoppings: Têm localização privilegiada e grande circulação de pessoas, dois pontos fundamentais para os empreendedores.
Por que cidades menos populosas? Lá, a concorrência é menor e as pessoas desejam consumir produtos e serviços sem precisar viajar para outros lugares.
Franquia em shopping: Franquias e shoppings contam com estrutura e gestão definidas, testadas e aprovadas, o que facilita muito a vida de qualquer empreendedor. Temos, então, as franquias exercendo um papel importante, apoiadas em sua estrutura organizacional, auxiliando de forma decisiva no cumprimento de prazos e na otimização de investimentos, treinamentos e sistemas de negócio.
Parceria marca e investidor: valorizar o conhecimento que o franqueado tem sobre a região e usá-lo em todas as etapas do novo empreendimento faz toda a diferença para o sucesso da nova relação comercial. De um lado, temos a franqueadora, com toda sua estrutura de gestão. É a partir desse conhecimento que ela fará uma análise abrangente do mercado-alvo para detectar o perfil dos consumidores locais e quem é a concorrência. De outro, temos o franqueado, com todo o seu conhecimento sobre a região e relacionamento com a população. Com todos os lados alinhados e de posse dos resultados sobre a localidade e os consumidores, os dois têm as ferramentas ideais para definir as melhores estratégias que levarão ao lucro e ao crescimento. Caberá à franqueadora utilizar sua experiência e conhecimento para temas como abastecimento e logística, atendimento e treinamento, apoio após a inauguração e, principalmente, a garantia da passagem de conhecimentos, com aplicação prática na busca de ajustes e correções durante as diferentes fases dessa nova relação.