Início / Notícias / Especial / 5 dicas preciosas para quem deseja franquear um negócio

5 dicas preciosas para quem deseja franquear um negócio

Conquistou sucesso e agora quer ensinar as pessoas a fazer o mesmo? Cuidado, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir que suas franquias também sejam bem-sucedidas.

5 dicas preciosas para quem deseja franquear um negócio
Sua Franquia Publicado em 30 de Outubro de 2016 às, 15h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

5 dicas preciosas para quem deseja franquear um negócio: Conquistou sucesso e agora quer ensinar as pessoas a fazer o mesmo? Cuidado, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir que suas franquias também sejam bem-sucedidas.


Franquear: Para quem tem um negócio que deu certo e deseja transformá-lo numa rede, a notícia é: é possível fazer e pode ser extremamente rentável. O segredo é seguir os passos certos e levar alguns pontos importantes em consideração. Veja as dicas que o Sua Franquia preparou para você:

1. Tenha certeza de que está no momento certo

Seu negócio está maduro o suficiente para ser replicado? Conquistou sua fatia de mercado, testou fornecedores, canais de venda, contratação de funcionários, treinamento, maquinário e tudo o mais que é necessário para garantir que suas unidades estejam prontas para funcionar perfeitamente? A premissa de uma franquia é um negócio testado e comprovadamente rentável. Garanta que já chegou a esse ponto e que vale a pena franquear.

2. Conheça seu mercado

Seu mercado está crescendo? Ele se comporta da mesma forma em outras praças, faz parte de uma onda ou é sólido? Saber disso garante formatar a franquia com o formato correto e solidificar o plano de expansão.

3. Formate antes de sair vendendo

Ok, você está no momento certo e sabe que o mercado está pronto para receber unidades do seu negócio. Agora é a hora de formatar, criar regras, manuais, treinamentos. Organizar a expansão de forma que o investidor que postar na sua marca tenha o respaldo e o suporte necessários para também ter sucesso.

4. Prepare para desapegar

A marca continuará sendo sua, mas agora você terá muitos “sócios”, pessoas que dependem da maturidade da sua gestão para a rede. Ouça seus franqueados, entenda suas necessidades, acolha sugestões para mudanças e crie uma rede sólida e que confia na sua liderança.

5. Esteja pronto para ajudar

O franqueado chega com muita vontade de realizar, mas muitas vezes, quase nada de experiência no seu tipo de negócio. E, na verdade, isso é até bom, pois assim ele vai aprender por meio da sua formatação e seguir o caminho que você já trilhou e sabe que dá resultados, sem vícios que possa ter trazido de outras experiências. Mas é exatamente por isso que ele vai precisar da sua ajuda e do seu time para garantir que a insegurança inicial passe logo.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?