Os Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrem no Rio de Janeiro, prometem gerar oportunidades para o mercado de franquias, cujo crescimento no ano passado foi de 8,3%. Algumas redes desenvolveram produtos/serviços e ações especiais por conta dos jogos. Outras estão buscando posicionar unidades em pontos estratégicos.
De acordo com Beto Filho, presidente da ABF Rio, “os segmentos de alimentação, idiomas e turismo, além de beleza, saúde, esporte e lazer tendem a se beneficiar mais, dada as oportunidades geradas pelos receptivos do staff dos Jogos, atletas e turistas. Porém, inovar, pode trazer benefícios para outras áreas”.
A rede de serviço de limpeza, Maria Brasileira, acredita que as Olimpíadas irão ajudar a impulsionar seu plano de expansão na região e ainda alavancar o volume de solicitações de serviços em suas unidades, por exemplo: babysitter para visitantes estrangeiros, diaristas para os apartamentos e motoristas para o traslado dos visitantes. A expectativa é obter um aumento da demanda por diversos serviços, em função do aumento de turistas na cidade.
No estado do Rio de Janeiro, a empresa já conta com um máster franqueado, responsável por potencializar a expansão da marca, desta forma, já são contabilizados vários franqueados que partiram para a aquisição de sua segunda franquia.
A Yes!, rede de escolas de idiomas, lançou, em 2014, o curso chamado Speedy, que irá contribuir diretamente com o período das Olimpíadas. Trata-se de um curso rápido e prático desenvolvido especialmente para todos os profissionais de apoio ao turista. Baseado na abordagem comunicativa e com foco em temas bem específicos da área, taxistas, garçons, recepcionistas, camareiras, policiais, vendedores e muitos outros profissionais terão uma oportunidade real de aprender a língua inglesa de forma objetiva, sendo capazes de oferecer um tratamento especial a turistas que estejam no Brasil de férias ou a negócios.
“Esperamos que, cada vez mais, as pessoas se conscientizem da necessidade de aprender um segundo idioma, pois além dos jogos de 2016, o Brasil recebe cada vez mais eventos internacionais, sejam eles esportivos, musicais ou culturais”, revela o presidente da Yes!, Clodoaldo Nascimento.
Já San Martin Franchising está oferecendo a modalidade de seguro viagem que dá comodidade ao turista, cobrindo despesas médicas, perda de bagagens, qualquer problema com hospedagens e translado. Segundo a empresa, apenas 35% dos brasileiros se preocupam em fazer esse tipo de seguro que pode salvar a viagem.
A Sorridents, rede de clínicas odontológicas, está investindo em Turismo de Saúde, divulgando seus serviços e portfólio de tratamento em comunidades brasileiras no exterior, com anúncios em veículos que circulam fora do Brasil, a fim de captar pessoas interessadas em fazer tratamentos odontológicos durante o período em que estiverem no Brasil. Com a alta do dólar, os preços estão mais atrativos para aqueles que recebem salário por essa moeda, o que resulta na alta de atendimento para as clínicas da rede.
A rede de sandálias, Havaianas, já tem colhido os frutos das Olímpiadas do Rio. O par de sandálias da marca é o produto licenciado mais vendido dos Jogos, são 500 mil pares vendidos.
Além dos Jogos Olímpicos, as marcas se preparam para investir em outros negócios esportivos. Franquias como Bob’s, Domino's Pizza, Vivenda do Camarão e Patroni estão presentes na Arena Corinthians e o Burger King possui unidade no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, por exemplo. Esse modelo de negócio ainda é pouco usual no País, porém bastante utilizado em países europeus e nos Estados Unidos.