Muitos brasileiros sonham em ter a sua própria empresa e enxergam nas franquias a chance de investir numa marca já consolidada no mercado. Em tempos de crise com inflação, taxas de juros e dólar altos, além da diminuição de crédito, empreender está cada dia mais difícil e o empresário precisa estar preparado para os possíveis desafios e obstáculos ao longo do caminho.
Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, uma das maiores redes de franquias educacionais do país, dá algumas dicas para esse tipo de empreendimento ser rentável e de sucesso. Confira:
1) Invista em redes consolidadas: escolher marcas que são referências no segmento desejado dão maiores garantias de retorno.
2) Participe dos treinamentos: uma das grandes vantagens de se investir em franquias é contar com toda a infraestrutura oferecida, como os treinamentos que proporcionam noções administrativas eficientes, orientam na diminuição de custos, a prospectar, etc.
3) Conheça o mercado: a chave para o sucesso pode estar em trabalhar em mercados conhecidos. Se você tem maior afinidade com algum setor, como educação, por exemplo, considere franquias da área. Mas lembre-se: o crescimento vem de muito suor, trabalho e resiliência.
4) Gente boa é tudo: a consolidação da empresa não depende apenas da marca ou do dono do estabelecimento, mas, também, da formação de uma boa equipe com profissionais qualificados para desempenhar a função. Por isso, escolha bons colaboradores e invista no desenvolvimento dos funcionários.
5) Visite outras unidades: conheça as instalações de outras lojas da rede. Converse com o franqueado. Além de voltar com novidades, você conseguirá enxergar as falhas e os acertos na administração.
6) Esteja disposto a trabalhar muito: para ter seu próprio negócio é preciso ter muita dedicação e disciplina. A vitória depende do seu esforço. Não é porque se tornou “patrão” que o trabalho será menor, ao contrário, pois até a sua loja se consolidar, o expediente é longo e intenso.