O franchising brasileiro enfrentou a atual realidade econômica do País com resiliência e criatividade. De acordo com a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou no ano passado um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões.
Em 2015, o trabalho em rede demonstrou ser um fator chave para a manutenção do crescimento do setor. As marcas usaram seu poder de negociação e o know-how compartilhado para enfrentar a nova realidade do País. “Essa estrutura permitiu que muitas redes não repassassem integralmente as pressões inflacionárias para o preço final de seus produtos e serviços. Além disso, as franquias, de forma geral, têm ticket médio compatível com o bolso do brasileiro”, afirma Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF.
De acordo com a pesquisa, o segmento de Acessórios Pessoais e Calçados apresentou a maior variação de receita, crescendo 12,0% na comparação com 2014. O segmento foi beneficiado, entre outros fatores, pelo profissionalismo na entrega de produtos e serviços, variação cambial e ticket médio baseado no tripé qualidade, design e preço. Marcas como Óticas Carol, Óticas Diniz, Chilli Beans, Carmen Steffens e Havaianas são exemplos dessa expansão.
Confira a lista completa dos segmentos que mais cresceram no último ano:
1. Acessórios Pessoais e Calçados – Crescimento de 12,0%
Oportunidades: FRANQUIAS DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS
2. Negócios, Serviços e Outros Varejos – Crescimento de 10,2%
Oportunidades: FRANQUIAS DE NEGÓCIOS E SERVIÇOS
3. Hotelaria e Turismo – Crescimento de 9,0%
Oportunidades: FRANQUIAS DE TURISMO E HOTELARIA
4. Alimentação – Crescimento de 8,9%
Oportunidades: FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO
5. Serviços Automotivos – Crescimento de 8,8%
Oportunidades: FRANQUIAS DE SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
VEJA ALGUMAS OPÇÕES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO