A 56ª Convenção Anual da IFA (International Franchise Association) foi encerrada com a palestra de Sheryl Connely, Manager of Global Trends and Futuring, Ford Motor Company, que deu dicas de como enxergar o futuro.
Confira algumas dicas:
- Primeira lição, você não pode ter medo do futuro somos muitos desconfiados das coisas que não controlamos. No franchising, todos os dias pergunta-se como chegar de um ponto a outro, como executar um plano que te faça chegar no futuro. Quando você pensar no futuro, não pense numa bola de cristal.
- Reconheça que ninguém pode prever o futuro, mas todo mundo tenta. Quando tentamos prever o futuro, tomamos decisões baseadas no que assumimos que será real, fazemos previsões o tempo todo.
- O passado não é um bom indicador do futuro. Olhar os resultados do passado não serve para prever o futuro. Verificar tendências e histórico de vendas, por exemplo, não serve para o mundo atual que mudou tanto.
- Não se baseie em análises SWOT. Quando olhamos para a análise ainda estamos olhando para o passado, muitas coisas não são previsíveis.
- Explore coisas que você não pode controlar ou influenciar. Podemos começar a pensar globalmente: social, econômico, tecnológico. Se olhar para o macro, você consegue olhar para o todo.
- Seja provocativo, o objetivo é desafiar o status. A ideia não é provar que os outros estão errados, mas que você pode se preparar. Por exemplo, pessoas que usam o Japão para fazer negócios podem esquecer que é um País com grande possibilidade de terremotos.
- Seja plausível. Verifique, por exemplo, o que você está tentando vender seria comprado pela pessoa? Precisa conhecer sua audiência. Muitas vezes, você começa a ver tendências, como, por exemplo, o uso do jeans no passado era só para trabalhadores de fábricas, e hoje pessoas gastam mais com seus jeans do que com seus ternos.
CONFIRA OPORTUNIDADES DE FRANQUIAS: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO