Minas Gerais está se consolidando como terreno fértil para a expansão das redes de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado possui 9925 unidades de 173 marcas, sendo o terceiro maior do país em quantidade de franquias em operação. A previsão da ABF-MG Minas Gerais é que o setor cresça em torno de 7% a 9% neste ano. A expansão será sustentada pelas estratégias de marketing. O desafio das redes é adotar uma comunicação única no país que respeite as diversidades regionais e represente as unidades.
A diretora de atendimento da Reciclo Comunicação, Angela Buratto, explica que é preciso alinhar a estratégia de comunicação para que as ações institucionais da rede e as locais sejam congruentes. “O fundo de propaganda recolhe verbas para a criação de ações globais da rede. Franqueados e franqueadores precisam trabalhar juntos para ter retorno sobre o resultado. Cabe ao setor de marketing conhecer quais são as melhores estratégias para que a linguagem da campanha respeite as divergências entre as unidades. O sucesso da campanha depende do compartilhamento da visão de mercado da franquia e da visão estratégica do franqueador”, afirma.
O Bacon Paradise, por exemplo, deu um “drible” na crise e conseguiu triplicar seu faturamento em apenas um dia, devido a uma ótima ação de marketing, como afirma o sócio-proprietário Antônio Ribeiro. No último dia 30 de junho, terça-feira, foi celebrado o Dia Nacional do Bacon e, pensando na data, a empresa elaborou um plano de marketing. “Criamos uma ação simples, destacando o amor ao bacon. Pedimos aos consumidores que comparecessem às lojas do Bacon Paradise na referida data vestidos com algum item rosa, pois é a cor da logo da empresa, do amor e também do próprio bacon. Então, cada dupla que pedisse um dos pratos, ganharia uma porção especial de bacon. Conseguimos um excelente alcance no Facebook, com mais de quatro mil curtidas, mais de mil comentários e 300 compartilhamentos. Foi um trabalho com custo baixo e com um resultado enorme. Para uma terça-feira, as vendas triplicaram nas quatro unidades em funcionamento”, afirmou o empresário.
O investimento em comunicação é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja captar e fidelizar clientes. Nas franquias do Villa Café, empresa especializada na produção, beneficiamento e comercialização de cafés especiais, o marketing está utilizando os itens presentes no cotidiano das cafeterias. “Os nossos clientes estão recebendo itens com a logo da empresa para o consumo do café e seus derivados, como cardápio, carta de drinks, caixinhas para colocar pacotinhos de açúcar, guardanapos, entre outros. Estamos utilizando as embalagens desses produtos para divulgação da marca, aplicando uma comunicação a preços acessíveis e de alto impacto”, explica Rafael Duarte, o diretor do Villa Café.
Sérgio Martins, responsável pela comunicação integrada da rede de franquias Number One e sócio-diretor da Carvalho Martins Comunicação, considera que um dos desafios do marketing no franchising é manter valores, missão e integridade de uma marca, para que a identidade não seja fragmentada. “A mensagem da marca precisa ser percebida de forma simples, inspirando honestidade e confiança. É necessário o compartilhamento do conhecimento de mercado entre franqueado e franqueador, para que as ações estratégicas desenvolvidas atinjam suas metas: o franqueador pensa global e o franqueado, local. O marketing da rede Number One tem a responsabilidade de repassar orientações claras sobre a identidade e a proposta de valor da marca”, afirma.